SAúDE E DEFESA CIVIL

Mangaratiba abraça o Setembro Amarelo

Prefeitura promove ações pela cidade no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

 Mangaratiba abraça o Setembro Amarelo

Prefeito Alan Bombeiro acompanhou o Setembro Amarelo na UBS do Ranchito

Você sabia que nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas? O levantamento é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz um alerta para a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Assim, a data de hoje, 10 de setembro, é considerada o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e faz parte do Setembro Amarelo. Mangaratiba abraçou a causa e promoveu ações pela cidade. O prefeito Alan Campos, o Alan Bombeiro, participou.

A Prefeitura de Mangaratiba promoveu ações pelo município para mostrar a importância da vida. Na Praia do Saco, por exemplo, o primeiro encontro foi na UBS do Ranchito com a presença do prefeito Alan Bombeiro. “Nossa vida é muito linda. Temos que buscar condições para que todos levem uma vida digna e que cada um busque sua felicidade”, disse. Na orla do bairro uma sessão de yoga reuniu moradores no calçadão. Em Muriqui, duas atividades também movimentaram a data. Uma na UBS do Distrito e outra no Cecap.

No posto de saúde o psicólogo Juraci Brito fez uma pequena apresentação na recepção. Com auxílio do vídeo, o texto ‘Filtro Solar’ narrado por Pedro Bial serviu para a reflexão de todos os presentes. O profissional falou da importância de preservar a vida. “Como falar de suicídio, se não falarmos da importância de nossas vidas. Temos que fazer reflexões. Um dia vamos morrer, sim, mas vamos viver bem. Pensem nisso. Nossa vida é bem mais valiosa”, comentou o psicólogo. Aos poucos o público que aguardava atendimento médico começou a apresentar casos que ocorreram ou com si mesmo ou com pessoas próximas, principalmente de casos de depressão e suicídio.

Moradora do local, Edmeia Ximenez da Victória, de 61 anos, falou que quase desistiu de tudo. “Estava saindo quando começou a palestra e me alertou sobre esse problema tão sério. Voltei e fiz questão de dar meu depoimento, pois só eu sei o que passei. Tentei me matar após três cânceres no estômago, perder a metade do intestino e problema na coulna. Pensei por diversas vezes me matar. Agora eu vivo e sou feliz”, declarou a emocionada moradora.

Próximo dali, no Cecap, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cecília Cabral, participou do ciclo de palestras sobre o tema com os moradores locais.

VOCÊ SABIA?

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo.

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.

Fonte: www.setembroamarelo.org.br



Deixe seu Comentário

Guia de IPTU

Abrir Guia de IPTU

Acesso à Informação

ESic

Atendimento Presencial

Horário de Atendimento: 8h às 16h.
Endereço: Praça Robert Simões, nº 92 (Entrada: Gabinete do Prefeito)
Centro - Mangaratiba - RJ
Tel.: (21) 2789-6000 - Ramal: 202

Prefeitura nas redes sociais

Prestação de Contas

Cadastro Fazendário

Pré-matrícula CEIM

Tour Virtual Museu Municipal

Ingresse no serviço público

Informações sobre Concurso Público

Buscando oportunidades?

Abrir Balcão de Empregos

Atos oficiais do município

DOM Online - Diário Oficial do Município

e-SUS

Abrir Sistema e-SUS

Plano Diretor

Abrir Plano Diretor