FMP

Beco Livre cresce e fomenta economia local

Quarta edição reuniu expositores, músicos e muita guloseima dentro e fora do Museu Municipal de Mangaratiba

Beco Livre cresce e fomenta economia local

Jardim do Museu Municipal de Mangaratiba concentrou o artesanato e oficinas

Moradores e turistas puderam adquirir produtos com a marca do evento

O que era pra ser um espaço democrático para exposições rapidamente se transformou em um imponente ponto de encontro de artistas e microempreendedores da cidade. Com apoio da Fundação Mário Peixoto, cerca de 60 expositores apresentaram aos moradores e turistas o que há de melhor na culinária, artesanato e artes com o #Beco Livre 4, no sábado, 12, no Centro.

O evento começou as 14h e rapidamente moradores e turistas começaram a conferir as obras de pintores, a culinária, os artesanatos e muito mais que o Beco Livre oferecia aos presentes. Antonio Meirelles é morador do Centro e falou sobre a ascensão do evento. “O Beco já fala por si. Só está crescendo a cada edição. Tá nota 10. É muito importante mostrar a cultura e culinária de nossa cidade”, disse Antonio.

Moradores do Rio de Janeiro, o casal Joel Santana e Vera Lúcia e a filha Patrícia Santana, se mostraram surpresos com a qualidade do evento. “É a primeira vez que estamos aqui. Muito interessante essa ideia de movimentar a cidade, aproveitar os espaços. Não imaginávamos estar tão cheio assim. E é uma ótima oportunidade para as pessoas apresentarem suas obras e produtos”.

UMA AJUDA NA RENDA A MAIS

O jardim do Museu Municipal de Mangaratiba foi o principal ponto de encontros dos expositores. Tinha dos artesanatos em geral à troca de roupas. Teve ainda o lançamento de mais um livro do escritor e ex-prefeito da cidade Emil de Castro. Entre as dezenas de expositores, estava a simpática barraquinha da “De Vó para Neta”, de Darci Rocha (avó) e Lorena Rocha (neta), que trabalham com doces e bolos. O ponto delas estava do lado de fora do jardim. “Já trabalhamos neste ramo, mas é a primeira vez que tivemos a oportunidade de trazer ao público do Beco Livre. É essencial esse movimento, pois estamos em um momento tão complicado no país e ter essa oportunidade foi maravilhoso. Parabéns aos organizadores”, disseram as empresárias.

VOCÊ TAMBÉM PODE EXPOR

Um dos organizadores do #Beco Livre, Miguel Arthuro, que também é artista plástico, contou o sucesso do beco. “Cada edição temos novidades. É o encontro da arte, com as comidinhas, passando pela música, dança e por aí vai. É a oportunidade de reunir amigos, famílias, movimentar a microeconomia de Mangaratiba. Saímos de 20 expositores na primeira edição pra cerca de 60. Dividimos o evento em três espaços: no jardim do museu ficaram os artesanatos e oficinas; no Beco da Poesia somente as artes; e na rua a feira, som e comidas”, destacou Miguel, adiantando que os próximos Becos serão em frente ao píer e depois ao lado da igreja, ambos no Centro. E para participar basta se inscrever na FMP e conferir o regulamento.