CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

Carteira de Trabalho e muito mais com a chegada do Sine-RJ em Mangaratiba

Balcão de Empregos municipal fecha parceria com Estado e traz o Sistema Nacional de Empregos para a cidade. Além da CTPS, mais serviços como habilitação de seguro desemprego e intermediação de mão de obra vão chegar

Carteira de Trabalho e muito mais com a chegada do Sine-RJ em Mangaratiba

Encontro selou a parceria entre Estado e Município

Um sonho que vai se tornando realidade para centenas de moradores de Mangaratiba. Serviços como emissão carteira de trabalho, habilitação de seguro desemprego e intermediação de mão de obra poderão ser solicitados pertinho de casa. Numa parceria inédita, a Prefeitura de Mangaratiba e o Governo Estadual trarão para o município uma unidade de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Empregos).

O acordo foi fechado durante um encontro onde participaram o Superintendente da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB), Luis Carlos Rodrigues, o secretário e o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mangaratiba, Celso Paula Junior e Hugo Dourado, respectivamente, além da superintendente do Balcão de Empregos Municipal, Joselita Mota.

Desde o mês de janeiro o Prefeito Aarão de Moura Brito Neto determinou que a equipe do Balcão de Empregos fizesse os contatos necessários para que a parceria com a SETRAB fosse efetivada. Na ocasião, o então secretário estadual da pasta Milton Rattes, prometeu empenho para atender a solicitação do Prefeito. Na parceria, a Prefeitura entraria com o espaço físico e funcionários, e o Estado seria responsável por equipar e oferece toda a infraestrutura. Esta semana o superintendente da SETRAB esteve em Mangaratiba para formalizar o convênio. Nas próximas semanas o próprio secretário estadual estará na cidade para realizar a vistoria técnica para a escolha do local que vai abrigar o SINE. A princípio o órgão será instalado na própria sede do Balcão de Empregos, na Rua Coronel Moreira da Silva, no Centro, facilitando assim ainda mais o relacionamento entre os órgãos municipal e estadual.

Para Celso Paula Junior, a vinda do SINE é uma conquista muito importante para a cidade. “Serviços importantíssimos como a emissão de carteira de trabalho, por exemplo, estavam suspensos no município há muito tempo, prejudicando os moradores. Com essa gama de serviços que o SINE oferece, a vida de muita gente vai mudar”, disse o secretário. Já a superintendente do Balcão de Empregos Joselita Mota, destacou os benefícios para os moradores. “Só de pensar que a pessoa poderá solicitar seu seguro desemprego e concorrer a vagas no mercado de trabalho tudo aqui, pertinho de casa, sem ter que se deslocar para outra cidade, já é um avanço imenso. Agradeço a toda equipe da SETRAB, pois nos receberam de braços abertos para que pudéssemos trazer mais essa conquista para nossa população”, conclui.

O QUE É O SINE?

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita e é responsável por intermediar a mão de obra com as vagas de emprego no Brasil, através de suas agências espalhadas por todo o país. O SINE-RJ é administrado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, e também funciona para requerimento de Seguro-Desemprego, que garante ao trabalhador demitido sem justa causa o recebimento do benefício temporário, emissão Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O serviço de intermediação de mão de obra funciona por meio das agências estaduais de Trabalho e Renda, distribuídas em todo o estado, e ajuda o trabalhador a encontrar uma vaga de emprego de acordo com seu perfil profissional. Já o empregador pode utilizar o banco de dados para disponibilizar suas vagas e encontrar o profissional conforme o perfil da empresa.

Entre as metas a serem atingidas pelo SINE-RJ Mangaratiba estão: inclusão social e redução das desigualdades sociais; crescimento com geração de trabalho, emprego e renda, ambientalmente sustentável e redução das desigualdades regionais; promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia; atendimento especializado a pessoa com deficiência; cadastramento para qualificação profissional.