Crianças são protagonistas nas comemorações da Semana do Meio Ambiente

Prefeitura de Mangaratiba realizou evento no Parque Estadual Cunhambebe, durante toda semana, e reuniu mais de 500 alunos

Crianças são protagonistas nas comemorações da Semana do Meio Ambiente

Os estudantes conferiram a exposição de Fósseis, Rochas e Minerais

Guiados por guardas parques, eles conheceram a biodiversidade do Parque

A Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Mangaratiba, proporcionou uma experiência diferente para os alunos da rede municipal de ensino. Desde segunda-feira (05), mais de 500 crianças tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Cunhambebe, localizado no Sahy. O evento teve o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. A diretoria de Educação Ambiental, da secretaria de Meio Ambiente, preparou uma programação variada para finalizar as comemorações nesta sexta-feira (9).

Alunos do Centro de Educação e Reabilitação Emanuela Ribeiro de Souza (CER), das escolas Maria Rosa Magalhães, Coronel Moreira da Silva e Praia Grande percorreram todo espaço, acompanhados pelos responsáveis das unidades escolares. Guiados por guardas parques, eles conheceram a biodiversidade do Parque, com suas plantas e animais. Os estudantes conferiram a exposição de Fósseis, Rochas e Minerais, e também acompanharam o procedimento de análise da água. Brincadeiras como ‘ping pong’ e ‘telefone sem fio’ foram realizadas com materiais recicláveis. Os alunos também assistiram a vídeos educacionais produzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Polícia Ambiental e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) também estiveram presentes e abordaram o combate aos crimes ambientais.

“Estes alunos fazem parte do futuro da nossa terra. É muito importante realizar este trabalho com as crianças, por que devemos conscientizá-los desde pequeno, isso faz toda a diferença”, afirmou Verônica Matos, secretária adjunta de Meio Ambiente. Luciana da Graça da Silva, mãe do aluno do CER, Iago da Silva Machado - portador de Deficiência Intelectual – estava radiante. “Que evento maravilhoso, poder acompanhar nossos filhos nesta experiência é fantástico. A integração com o meio ambiente e as novas descobertas são um frescor na vida dos nossos anjinhos”.

Além do passeio ecológico, os responsáveis também presentearam os participantes com um kit, contendo dois livros ilustrativos, além de cartão muda e um delicioso lanche. Os vereadores Helder Rangel e Vlad da Pesca prestigiaram o evento.

OUTRAS ATIVIDADES

A equipe da secretaria de meio Ambiente de Mangaratiba também participou das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente da empresa Porto Sudeste. A secretária adjunta de Meio Ambiente, Verônica Matos, contou aos participantes as ações que a equipe de Educação Ambiental de Mangaratiba vem realizando no município, nas áreas de educação ambiental e sanitária.

O evento também contou com a participação do grupo da Terceira Idade de Itacuruçá que realizou uma oficina ensinando as técnicas de pintura em vidro e artesanato com materiais recicláveis para todos os funcionários da empresa anfitriã.

Pré-matrícula CEIM 2018