SAúDE E DEFESA CIVIL

Defesa Civil de Mangaratiba promove simulado no Dia Estadual de Redução de Desastres

Ação foi a culminância do projeto “Defesa Civil nas Escolas: uma Construção de Cidadania”, da Superintendência de Projetos Educacionais

A Defesa Civil de Mangaratiba realizou, na sexta-feira (29), no Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, um simulado de evacuação na sede da Secretaria de Educação, no Centro de Mangaratiba. A ação foi a culminância do projeto “Defesa Civil nas Escolas: uma Construção de Cidadania”, da Superintendência de Projetos Educacionais, que promoveu treinamentos em todas as unidades escolares do município com objetivo de levar conceitos de redução de risco de desastres e/ou acidentes aos alunos e funcionários.

“Essas ações servem para aumentar a segurança nas escolas, além disso, conscientizar as crianças, funcionários, todo mundo, de ações normais que a gente pode utilizar em vários locais, tanto na escola quanto na nossa casa. Essas pequenas noções a gente consegue colocar em prática no dia a dia tornando a nossa vida mais segura”, comentou o secretário adjunto de Defesa Civil, Major Eduardo Carvalho.

O secretário de Educação, Valdemar Neto, falou sobre a importância do projeto. “Aquilo que a gente aprende aqui, a gente leva e multiplica na nossa casa, para outros lugares, outras comunidades, isso é importante demais. Uma pessoa bem orientada, sem sombra de dúvidas tem uma vida mais segura e também garante a segurança de muitas pessoas”.

O projeto que iniciou em fevereiro de 2019, promove desde junho, simulados mensais de desocupação de prédio nas escolas, sempre na terceira semana de cada mês. “O projeto foi um sucesso, além de estarmos atendendo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que diz que os princípios de proteção e Defesa Civil devem ser incluídos no currículo. Agradeço aos diretores, professores e funcionários que fizeram com que acontecessem”, comentou a superintendente de Projetos Educacionais, Priscila Vasconcellos.

Ainda segundo Priscila, o projeto teve destaque no Estado do Rio, sendo um dos municípios mais atuantes na área da Costa Verde. “Para 2020 já pretendemos dar continuidade ao projeto’, completou.