SAúDE E DEFESA CIVIL

Defesa Civil: SMS que pode salvar vidas

Órgão orienta moradores a realizarem o cadastro, que é bem fácil e rápido

Defesa Civil: SMS que pode salvar vidas

Defesa Civil

O Verão já chegou e o mês de janeiro também. As atenções devem ser redobradas. Pois, na Costa Verde, a estação é bem conhecida pelos moradores e turistas por ocorrer grandes incidências de chuvas fortes. Logo, os órgãos públicos buscam mobilizar a população para evitar grandes tragédias. Assim, a Defesa Civil da Prefeitura de Mangaratiba solicita a população que façam o cadastro para receber alertas via SMS (Serviço de Mensagens Curtas).

O cadastro é fácil e rápido. Segundo o órgão, o usuário deve enviar um SMS para 40199, e no corpo do texto informar apenas o número do CEP de onde reside com oito dígitos, com ou sem hífen, com ou sem ponto, conforme os exemplos abaixo.

71.680-357

Após realizar o cadastro (de forma correta) o usuário vai receber a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.

Segundo o secretário-adjunto de Defesa Civil, Fábio Cardoso, o instrumento é importante na prevenção de acidentes. “O sistema de SMS chega para somar aos demais procedimentos já realizados pelo órgão. É importante que todos – que utilizam celular – façam esse registro e passe essa informação para o máximo de pessoas. A cidade tem uma geografia bem característica para esses tipos de acidentes. Então, quanto mais orientação e informação melhor. Atualmente mais de 3.200 moradores já se cadastraram para o recebimento de SMS”, destacou Cardoso.

Simulados, sirenes e orientações

A Defesa Civil de Mangaratiba já está preparada para possíveis eventualidades. Em novembro o setor realizou uma série de exercícios simulados visando à preparação das comunidades localizadas em áreas de risco. A cidade conta com equipamentos de alertas de sirenes em dez comunidades.

Não custa nada lembrar. A Defesa Civil aproveita para esclarecer em caso de fortes chuvas. O procedimento para a evacuação dos moradores é o seguinte: desocupação das áreas de risco com o deslocamento temporário dos moradores para os pontos de apoio (escolas e centros sociais), locais onde as famílias podem permanecer em segurança até que a situação se estabilize, a avaliação dos imóveis seja feita e a área liberada. Os moradores também podem solicitar a presença da Defesa Civil por meio dos contatos 2780-4635 / 2780-4155 ou 199.

Pré-matrícula CEIM 2018