CHEFE GERAL DE GABINETE

Detro vai realizar nova licitação de linhas em Mangaratiba e cidade poderá implantar bilhete único e Empresa Municipal de Ônibus

Promessa foi feita ao Prefeito Alan Costa em reunião na última terça-feira (9) com presidente do órgão

O Prefeito Alan Costa esteve reunido na última terça-feira (9) com o Presidente do Detro-RJ, Cleber Ribeiro Afonso, e com o Diretor de Operações, Antonio Marcos da Silva Ribeiro, para tratar da situação das linhas de ônibus no município. O serviço que é feito hoje pela empresa Expresso Recreio vem sendo alvo de constantes reclamações por parte dos moradores, o que levou o prefeito a pedir uma reunião com o Detro para tentar uma solução para a situação.

Quando ainda não era prefeito da cidade, em setembro de 2018, Alan deu entrada em um requerimento de informação no DETRO-RJ para que o órgão explica-se por que autorizou modificações e reformulações na frota das linhas. “Desde que a Expresso Mangaratiba deixou de operar 17 linhas de ônibus intermunicipais, em 2017, os moradores vem sofrendo com ausência de um pleno atendimento aos passageiros, considerando a regularidade, qualidade, continuidade e segurança do serviço”, disse o Prefeito.

“Precisamos de uma empresa que atenda a nossa população sem esse grande número de reclamações que vemos hoje. Os moradores de Mangaratiba vêm sofrendo com constantes problemas. Empresas com frota sem condições de atender adequadamente à população, horários irregulares, diminuição de carros. Tudo isso é um transtorno sem medida. Espero que o Detro seja sensível ao nosso apelo”, acrescentou Alan.

Segundo o Presidente do Detro, a empresa Expresso Recreio já foi chamada para uma reunião para dar esclarecimentos sobre a precariedade na prestação de serviços. Mas ele ressaltou que até dezembro será realizada uma nova licitação para que uma nova empresa venha atender Mangaratiba.

PARCERIA

A Prefeitura e o Detro vão criar um grupo de trabalho para construírem, juntos, o edital de licitação que pode trazer uma nova empresa de ônibus para a cidade. Segundo o Detro, algumas soluções podem ser pensadas em conjunto para ter um processo licitatório mais coerente.

Outro fruto positivo da reunião é que o Detro colocou à disposição da Prefeitura sua estrutura técnica para que a Prefeitura tenha condições de pensar soluções locais para resolver a situação dos transportes na cidade.

Segundo o Prefeito, não está descartada a criação de uma Empresa Municipal de Ônibus que poderia solucionar, de forma mais rápida, este problema, bem com a implantação, com o apoio do Detro, do Bilhete Único Municipal. No dia 26 deste mês, o Prefeito vai receber uma delegação do órgão para iniciar a parceria.

“Saí da reunião com uma esperança. Precisamos dessa ajuda do Detro, pois temos projetos como integração de modais e construção de pontos de embarque e desembarque que auxilie na redução dos problemas gerados à nossa  população”, finalizou o Prefeito.