AGRICULTURA E PESCA

Educação Ambiental ganha força nas escolas de Mangaratiba

Projeto pioneiro vai capacitar professores da rede pública. Objetivo é aproximar comunidades das Unidades de Preservação Ambiental da cidade

Educação Ambiental ganha força nas escolas de Mangaratiba

Foi realizado nesta terça-feira (6), no salão de convenções do condomínio Reserva do Sahy, o 1º Encontro da Educação, Cultura, Agricultura e o Parque Cunhambebe (PEC) e Área de Preservação Ambiental de Mangaratiba (APAMAM). O evento, que tem o apoio do Inea, parceria da Prefeitura de Mangaratiba, além de diversos órgãos ambientais e empresas, teve como objetivo apresentar o projeto de educação ambiental nas escolas, em que os professores da rede pública de ensino serão capacitados para trabalhar o tema nas salas de aulas das 40 escolas de Mangaratiba.

Além de cerca de 150 profissionais da Educação do município, marcaram presença no evento o vice-prefeito da cidade Renildo Brandão, os secretários de Agricultura e Pesca, Adalberto Basílio, e Meio Ambiente, Carlos Abenza, o superintendente federal de Agricultura, José Essiomar Gomes, a superintendente de Educação de Mangaratiba Maria Betânia, além do gestor do PEC/APAMAM, Juliano Gobbi.

O vice-prefeito destacou a importância do projeto e da parceria. “Hoje é o início de um grandioso projeto que vai direto para as salas de aula do município e que tem como objetivo principal aproximar as comunidades das Unidades de Conservação. Vamos levar educação ambiental para nossas crianças e jovens, e o que é mais importante, com temas voltados para a realidade de nossa cidade e região. Nossos professores serão capacitados pelas equipes técnicas e nossos alunos em breve serão multiplicadores no processo de preservação ambiental”, disse Brandão.

O encontro contou com palestras de profissionais de diversas áreas, entre elas a de João Emílio Fernandes, gestor da APA Alto Piraí, Vivian Castilho e Horácio Castilho, professores da UERJ, Miriam Bondim, historiadora da Fundação Mario Peixoto, Leonardo Flach, do Instituto Boto Cinza, Daniele Barros, Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário, e Camila Santos, Engenheira Florestal da UFRRJ. Na área externa do encontro foram colocadas tendas com apresentação de trabalhos técnicos, produtos dos agricultures familiares de Mangaratiba, artesanatos e exposição de projetos sustentáveis. Houve ainda distribuição de mudas nativas da mata atlântica.

“Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa. É preciso responsabilidade e envolvimento para que o projeto dê certo, e o compromisso de nossos professores vai fazer a diferença. A escola é o grande canal de entrada e saída de informações para chegarmos a toda a população”, disse a superintendente de Educação Maria Betânia.

A professora Vivian Castilho detalhou o projeto de educação ambiental nas escolas, que já vem sendo elaborado durante um ano pela equipe técnica do Inea e que conta com o apoio de 29 instituições. “É importantíssima essa preparação. Nosso desafio é envolver as comunidades para preservar esse patrimônio e agir em conjunto com os órgãos de proteção. O projeto foi pensado com o objetivo de construir um material pedagógico que seja usado dentro e fora das salas de aula e que refletisse a realidade local. Já estamos bem adiantados mas com a ajuda dos professores vamos concluir a elaboração do livro do professor e da cartilha do aluno. Em breve iremos começar as capacitações nas escolas e a primeira turma de professores capacitados deve estar pronta já em abril. Estamos norteando o projeto em desenvolver atividades com os alunos e motivar todas as comunidades sobre a importância da preservação do lugar onde vivem”, concluiu

Durante o encontro uma conquista dos agricultores familiares do município. A Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário, Daniele Barros, entregou 10 kits com barracas, uniformes e caixas de armazenagem para que os produtores possam expor seus produtos na feira da cidade com mais estrutura e conforto.

Pré-matrícula CEIM 2018