EDUCAçãO, ESPORTE E LAZER

Educação Integral para alunos de Mangaratiba

Prefeitura ampliou, no inicio de 2020, o atendimento de 8 para 11 escolas na rede de ensino, disponibilizando a Educação Integral para aproximadamente 950 alunos

Educação Integral para alunos de Mangaratiba

Investir na educação é uma das prioridades do governo Alan Bombeiro. E o prefeito de Mangaratiba se empenhou para cumprir em sua gestão o Plano Municipal de Educação (PNE Lei nº 13.005/2014), que prevê o aumento da jornada do ensino fundamental para um período de pelo menos 7 horas diárias. Com isso, no início de 2020, passou de 8 para 11 o número de escolas  que disponibilizam o ensino em horário integral. Aproximadamente 950 alunos são atendidos pela modalidade de ensino.

Para que essa conquista fosse possível algumas ações precisaram ser realizadas. A reforma e reparos em algumas unidades escolares, a ampliação da alimentação escolar para quatro refeições diárias e do atendimento do transporte escolar.  Além da capacitação e ampliação do número de professores para o atendimento das oficinas da educação integral.

Em 2019, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares participaram de colegiados para a construção da Diretriz Curricular da Educação Integral de 7 horas, que foi apresentada no final do ano em um Seminário realizado pelas unidades escolares.

Para o prefeito Alan Bombeiro, a o objetivo da Educação Integral no município de Mangaratiba não é só ampliar o tempo, e sim dar significado a ele. “Queremos oferecer para nossas crianças uma educação de qualidade. Promover conteúdo. E tenho certeza que quando isso tudo passar (pandemia do covid-19), eles vão voltar para a escola com sede de aprender”.

Segundo Thirley Reink, secretária adjunta Executiva da pasta da Educação, a ideia é garantir a melhoria do processo pedagógico. “Ampliamos a jornada escolar com o desenvolvimento de atividades lúdicas, culturais, psicomotoras, envolvendo preservação ambiental, incentivo à saúde, afirmação e reflexão dos direitos humanos, acompanhamento pedagógico e o aprimoramento da aprendizagem reorganizando o tempo e os espaços escolares”.

As escolas que oferecem a Educação Integral são: E.M. Agostinho da Silveira Mattos (Ilha de Jaguanum), E.M. Levy Miranda (ilha da Marambaia), E. M. Maria Augusta Lopes (Mangaratiba), E. M. Adalberto Pereira Pinto (Itacurubitiba), E. M. Professora Maria Rosa Magalhães (Praia Brava), E. M. Oliveira Bello (Junqueira). E. M. Batatal (Batatal), E.M. Cordélia Josephina de M. Pahl (Serra do Piloto), E.M. Praia Grande, E.M. Fazenda Ingaíba e E.M. Vale do Rio Sahy.

A Secretaria Municipal de Educação Esportes e Lazer (SMEEL) conta com a Coordenação da Educação Integral na Diretoria de Ensino, que é responsável por realizar o acompanhamento pedagógico nas escolas integrais do município.

Informativo da Fazenda

Abrir o Informativo da Secretaria de Fazenda