EDUCAçãO

Educação tem propostas curriculares adequadas à BNCC

Profissionais qualificados levam receitas culinárias, fatos históricos, tutorial de maquiagem e arte com biscuit para as salas de aula

Educação tem propostas curriculares adequadas à BNCC

Professor Caleb capacitação os profissionais de Matemática com música

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Mangaratiba, com o objetivo de atender à determinação do MEC, realiza com frequência os colegiados com os professores das diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é adequar as propostas curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A cada encontro os docentes e os assessores das disciplinas discutem e constroem uma proposta democrática e alinhada à BNCC. Outra ação da secretaria, através da Diretoria de Ensino dos Anos Finais, é buscar parcerias com profissionais qualificados que promovam ainda mais conhecimentos aos docentes da rede, como foi o encontro destinado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, no auditório da Faetec, na Praia do Saco.

Da teoria à prática

De olho nas habilidades trazidas pela Base, a professora de Língua Portuguesa Fernanda Reis, da Escola Municipal Caetano de Oliveira, em Itacuruçá, realizou com seus alunos trabalhos com Vlogs, um dos gêneros da proposta curricular que é construída nos colegiados. “A ideia surgiu após a interpretação de textos publicados em um site esportivo e da produção da página de um diário como se fosse para ser publicado em um blog. O resultado foi maravilhoso”, afirmou a professora.

Os alunos que cursam o 9º ano puderam escolher temas variados, entre eles: receitas culinárias, fatos históricos, tutorial de maquiagem e arte com biscuit, como fez a aluna Myllena.

Ainda segundo a professora, “os alunos realizaram trabalhos belíssimos e todos muito entusiasmados. Alguns deles disseram que foi muito divertido, porém não sabem se querem ser youtubers porque a edição dos vídeos dá muito trabalho”, completou.

A secretária-adjunta Executiva, professora Thirley Reink, afirmou que este retorno motivado pelas ações realizadas pela SME a deixa satisfeita, “pois o município tem investido muito na qualidade da educação, colaborando e valorizando as ações pedagógicas realizadas por nossos professores, com aulas dinâmicas, focadas em incentivar cada vez mais a aprendizagem dos nossos alunos de forma contextualizada, em sintonia com as novas tecnologias e suas linguagens, enriquecendo a prática educativa”.