CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA MANGARATIBA

Equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da cidade tem reunião produtiva com representantes do Estado

EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA MANGARATIBA

Representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba estiveram nesta terça-feira (6) na sede da Secretaria de Trabalho e Renda do Estado (SETRAB), numa reunião com as equipes do SENAI e CETERJ (Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro) em busca de parcerias para a cidade. Na pauta do encontro a definição de demandas e elaboração de projetos de qualificação profissional voltados para geração de emprego e renda em Mangaratiba.

O secretário municipal da pasta Celso Paula Júnior e seu adjunto Hugo Dourado, foram recebidos pela Comissão de Qualificação Profissional do CETERJ, além do Secretário Executivo Hélio Ferreira, e do Superintendente da SETRAB, Luis Carlos Rodrigues. Foram debatidas algumas ações para implantação dos projetos, entre elas a pesquisa para identificar as demandas necessárias de mão de obra das empresas locais para escolha de quais cursos serão oferecidos. “Após realizarmos essa primeira parte do processo, enviaremos um ofício para a SETRAB mencionando que Mangaratiba deseja ser incluída no projeto com os cursos selecionados. Sendo assim os representantes da Secretaria Estadual virão até o município para selar a parceria com a Prefeitura”, destacou Celso.

“Buscamos essas iniciativas, pois a população de Mangaratiba precisa de qualificação para poder concorrer de igual para igual com profissionais de cidades vizinhas no mercado de trabalho”, destacou Hugo Dourado, que concluiu: “Aproveitamos também a reunião para reforçar a cobrança pela implementação do SINE MANGARATIBA (Sistema Nacional de Emprego), cujo processo já estava em curso, mas que ainda não foi concretizado. O Superintendente da pasta disse que o processo está em andamento e se comprometeu em nos dar uma posição mais específica”, concluiu.

O SINE é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita e é responsável por intermediar a mão de obra com as vagas de emprego no Brasil, através de suas agências espalhadas por todo o país. Também funciona para requerimento de Seguro-Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Pré-matrícula CEIM 2018