SAúDE E DEFESA CIVIL

Em Itacuruçá, saúde de ponta

Espaço conta com serviços que antes só existiam no hospital de Mangaratiba

Em Itacuruçá, saúde de ponta

Nova fachada da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itacuruçá

A nova unidade ofderece um melhor atendimento para a população

Moradores de Itacuruçá contam com uma nova Unidade de Saúde com atendimento 24h. O posto foi inaugurado em setembro e recebeu o nome de Osmar Mathias dos Santos, antigo morador do terceiro distrito de Mangaratiba. A unidade passou por uma grande obra de reforma e ampliação. A benfeitoria faz parte da revitalização geral da saúde do município, um dos objetivos da gestão do prefeito Ruy Quintanilha. Os moradores podem receber atendimento em diversas especialidades e realizar exames laboratoriais, antes só realizados no Hospital Victor de Souza Breves, no Centro.

Segundo o secretario de Saúde, Silvo Porto, a obra no PS de Itacuruçá veio para atender uma demanda de anos: “A primeira meta do governo foi dar melhor condição à saúde pública, para atender melhor à população. Então estamos entregando à população postos de saúde de qualidade”. Outro ponto abordado por Silvio é a humanização no atendimento: “Nosso desafio é capacitar e motivar as equipes das unidades, dando condições de trabalho e remuneração adequada”, destacou o secretário.

Melhor atendimento

A Unidade de Saúde dispõe de atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, dermatologia, pediatria, ginecologia, pneumologia, urologia, fisioterapia e odontologia. O novo posto dispõe de farmácia, laboratório de análises clínicas, cinco consultórios (antes eram dois), salas de nebulização, serviço social, curativos, gesso, refeitório, vacinação, além dos dormitórios e uma sala para palestras e cursos. Há também rampas de acesso para deficientes e o espaço é todo climatizado.

A Estratégia Saúde da Família, que antes ficava separada do Posto de Saúde, agora tem um espaço exclusivo na nova unidade.

Nova estrutura

O novo posto teve sua área ampliada em mais de 200 metros quadrados. Toda a parte elétrica e hidráulica foi refeita. A estrutura antiga foi toda reformulada e reformada com pintura, troca de telhas, portas e pisos. A entrada da ambulância é coberta e oferece mais conforto, além de auxiliar na remoção do paciente do veículo. A área externa também foi revitalizada.

A Unidade de Saúde foi adequada às normas do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e da Vigilância Sanitária.

Pré-matrícula CEIM 2018