FMP

Falando a linguagem deles

Roda Cultural, projeto da Fundação Mario Peixoto, discute cultura e hábitos contemporâneos de jovens adolescentes de Mangaratiba

Falando a linguagem deles

A Fundação Mario Peixoto (FMP), órgão cultural da Prefeitura de Mangaratiba, realizou na tarde desta quinta-feira (20), um encontro de gerações no Jardim do Solar Barão do Sahy. Historiadores, artistas plásticos e professores montaram uma Roda Cultural para debater com cerca de 40 adolescentes de 12 a 16 anos da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva, aspectos contemporâneos da cultura, história, arte e hábitos dos jovens.

O evento teve a participação do artista plástico Miguel Arturo, que falou sobre a diferença entre pichação e grafite, da historiadora Miriam Bondim comentando sobre parte da história de Mangaratiba e explicando para os alunos a origem do nome da escola que eles frequentam, do Professor Silvio Santos Soares, que falou sobre musicalização nas escolas, além do grupo cultural Família Preta, que possui uma forte ligação com o quilombo da Marambaia, e que fez uma apresentação musical de Hip Hop, Rima e Break no local.

Os adolescentes foram incentivados a agir como pensadores e expressar seus gostos e opiniões. Para Miguel Arturo, da FMP, o encontro foi muito proveitoso. “Buscamos esse encontro para ouvir deles o que eles entendem por cultura. Música, história, vestuário, enfim, tudo o que se passa no mundo do jovem de hoje em dia. Aproveitamos para apresentar para eles um pouco da história e da cultura de Mangaratiba. Fizemos também uma contemporização da história de Mangaratiba. Esse foi apenas o primeiro de muitos encontros que faremos com os jovens da cidade”, destacou Miguel.

Pré-matrícula CEIM 2018