SAúDE E DEFESA CIVIL

FIM DE SEMANA DE MUITO TRABALHO PARA DEFESA CIVIL

Muito vento e chuva forte atingiram Mangaratiba causando prejuízos e transtornos para moradores

FIM DE SEMANA DE MUITO TRABALHO PARA DEFESA CIVIL

Ventania, chuva intensa, queda de árvores e poste, falta de luz. Vários transtornos causados pelos efeitos climáticos deixaram a Defesa Civil de Mangaratiba em alerta durante todo o último final de semana.

Já na manhã de sábado (24) o vento forte atingiu em cheio vários distritos da cidade. Durante todo o dia as rajadas de vento arrancaram árvores e postes de luz causando transtornos e prejuízos aos moradores. Na Praça do Tenório, por exemplo, em Muriqui, uma árvore foi arrancada pela raiz caindo em cima de um carro. Vários pontos da rodovia Rio Santos estavam em estado de alerta com a queda de árvores na pista. Já na Praia do Saco, na Fazenda Santa Justina, o vento foi responsável pela queda de um poste de luz, deixando os moradores da localidade sem energia elétrica. No fim da tarde do domingo (25) foi a chuva a responsável pelos estragos. Em apenas 24 horas choveu 140mm. O temporal também destruiu pavimentações, entupiu galerias e bueiros e alagou ruas.

Nessa segunda-feira os agentes da Defesa ainda estavam em ação pela cidade. As sirenes de alerta das comunidades de Muriqui e Itacuruçá foram acionadas. O órgão recebeu alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de deslizamentos para várias localidades. Moradores de áreas de riscos devem acionar a Defesa Civil por meio dos telefones 199 e 3789-2812 em caso de emergência.

O secretário Adjunto da pasta, Eduardo Carvalho, ainda destaca que, com a chegada do verão, chega também a época das fortes chuvas, e que as equipes já preparam as comunidades. “No mês de dezembro serão várias ações informativas e de conscientização, além dos simulados”, disse.