CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

FORTALECENDO O EMPREENDODORISMO

Mangaratiba marca presença em evento sobre empreendedorismo na Alerj. Objetivo é trazer para o município o status de Cidade Empreendedora

FORTALECENDO O EMPREENDODORISMO

A secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mangaratiba marcou presença quarta-feira (6), no Fórum de Desenvolvimento do Rio, que teve o tema: “Simplificar para Crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios”. O evento foi realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e o secretário adjunto da pasta Hugo Dourado foi quem representou a cidade na ocasião.

O objetivo do Fórum foi sensibilizar os municípios fluminenses para a necessidade de reduzir a burocracia e promover o desenvolvimento local. Para Hugo, foi um momento importante de troca de experiências e construção de uma rede de apoio para que a cidade avance no setor. “Estamos trabalhando para trazer para o município o status de Cidade Empreendedora. Aproveitei o momento e já agendei com os representantes do Sebrae Costa Verde uma reunião onde nosso objetivo principal será implementar a Sala do Empreendedor em Mangaratiba ", explicou Hugo.

Secretários de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico de vários municípios do Rio marcaram presença. O encontro também reuniu autoridades federais, estaduais e os municípios do estado que se destacam na agilização do tempo de abertura de empresas para trocar experiências e mostrar os caminhos e instituições de apoio que podem colaborar com esta agenda.

O evento teve dois painéis: “Ações públicas de integração de registro empresarial e o impacto econômico” e “Como a informatização dos processos mudou o ambiente de registro empresarial e a realidade dos municípios integrados”. Foram apresentados exemplos de boas práticas no estado, além do debate sobre os desafios da desburocratização e recomendações para solucionar os principais gargalos enfrentados. A integração entre os governos federal, estadual e municipal também foi considerado um fator decisivo para o avanço do processo de desburocratização.

Hoje, 41 dos 92 municípios no estado possuem o alvará eletrônico integrado à Junta Comercial e 12 ainda estão completamente de fora do sistema. Dentre os municípios que falaram sobre os seus casos de sucesso nos processos de simplificação e servem como modelo para outros locais estão Macuco, Petrópolis, Nova Friburgo e Volta Redonda.