ASSISTêNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Futuros operadores de máquinas pesadas

Prefeitura firma parceria para qualificar gratuitamente 400 moradores. Vice-prefeito participou da aula inaugural

Futuros operadores de máquinas pesadas

Futuros operadores conheceram a metodologia do curso

Vice-prefeito desejou sucesso aos futuros profissionais

A Prefeitura de Mangaratiba e a empresa Maq Operações realizaram a primeira aula do curso que vai preparar 400 moradores para o mercado de trabalho. Trata-se do curso de Operador de Máquinas Pesadas e de Empilhadeiras. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira, dia 5, no Centro de Tradições Populares, Antigo King Night, e contou com a presença do vice-prefeito Renildo Brandão e do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Leandro de Paula.

Os cursos gratuitos são frutos da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. As inscrições foram preenchidas rapidamente. Afinal, um curso deste na iniciativa privada custa caro. Representantes da empresa que vão ministrar os cursos fizeram uma apresentação do que os futuros operadores vão encontrar na prática e no mercado de trabalho.

O vice-prefeito Renildo Brandão destacou a parceria. “É uma oportunidade única para essas pessoas. Sabemos que existem vagas, mas nossa população não tinha a capacitação. Este curso vem para ajudar a mudar a vida de muitas famílias. É o momento também de sair do conforto e saber aproveitar a chance com sabedoria”, disse Brandão, que teve a companhia do presidente da Câmara dos Vereadores, Vitor Tenório.

O secretário Leandro de Paula, de Assistência Social e Direitos Humanos, também enfatizou que existem vagas e que a Prefeitura está empenhada em buscar mais cursos para atender outros moradores. “Acreditamos que com esta qualificação vamos conseguir inserir mais trabalhadores no mercado de trabalho. É uma mão de obra escassa. Um exemplo próximo é o Porto de Itaguaí, em que 70% dos trabalhadores são de fora. Vamos atuar com o Balcão de Empregos para trazer parcerias e atender essa demanda. Tentaremos também ao menos mais 200 vagas nesses cursos, pois a procura foi grande”, destacou o secretário.

As aulas vão acontecer no Centro de Tradições Populares e são divididas em duas turmas. A primeira será de empilhadeira, das 18h às 19h30, com carga horária de 16h. As aulas de Operador de Máquinas Pesadas vão das 20h às 21h30, totalizando 32 horas. No total, serão sete segundas-feiras, com aulas teóricas e práticas. Cada modalidade vai contar com 200 alunos.

Pré-matrícula CEIM 2018