CHEFE GERAL DE GABINETE

Gabinete de crise apresenta resultados

Cidade permanece em estado de atenção. Assistência Social já atendeu 125 pessoas

Gabinete de crise apresenta resultados

Prefeito Alan Bombeiro reuniu secretarias para apresentar dados após os primeiros dias de chuva

O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, e o vice-prefeito Alcimar Moreira receberam representantes das secretarias para a reunião do Gabinete de Crise implantado nesta semana para atender os casos relacionados às fortes chuvas que atingiram a cidade desde domingo, dia 3. A cidade permanece em estado de atenção; a ação vai continuar e órgãos continuam mobilizados. A Secretaria de Assistência Social atua em plantão 24h.

Após dias de fortes chuvas em Mangaratiba a situação começa a amenizar. No entanto, segundo a Defesa Civil, ainda há possibilidade de fortes chuvas ainda na quinta-feira, 7. O Gabinete de Crise se reuniu para apresentar dados e as próximas medidas a serem tomadas em caso de mais chuvas. Mais uma vez foi solicitado aos moradores de área de risco que ao alerta sonoro das sirenes todos procurem o ponto de apoio da localidade.

A Defesa Civil apresentou levantamento das ocorrências dos últimos dias. Os índices pluviométricos registraram 110mm de chuva somente no Centro, nas primeiras 24h. Em Muriqui o índice atingiu 320mm em 48h. Por toda a extensão do município foram registrados pontos de alagamento e deslizamentos. O caso mais grave foi na Estrada RJ-14, que liga Muriqui e Itacuruçá, em que foi necessária a interdição total da via e de seis residências.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos atendeu 125 pessoas entre desalojados e desabrigados. A maior concentração foi na Praia do Saco com 82 atendimentos. No entanto, após o suporte, todos os afetados retornaram para as suas residências ou para casa de familiares.

“O momento ainda é crítico. O solo ainda está encharcado. Mas, com as medidas preventivas de nossas secretarias, não tivemos mortos ou feridos. A resposta da população também foi fantástica. Muita solidariedade, muito apoio, muitos voluntários. Tudo está funcionando e a cidade está respondendo muito bem”, disse o prefeito Alan Bombeiro.

DEFESA CIVIL REGISTRA 76 OCORRÊNCIAS

Mangaratiba: 53

Itacuruçá: 16

Muriqui: 06

Conceição de Jacareí: 01

POPULAÇÃO SOLIDÁRIA

Desde as primeiras horas de chuva uma mobilização social tomou conta da cidade. A sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, no Centro, e os espaços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), principalmente da Praia do Saco e Itacuruçá receberam centenas de doações. O secretário da pasta Paulo Tavares informa que quem quiser fazer doações priorize por água, leite em pó e roupa íntima. Os demais donativos o setor já conta com estoque.