AGRICULTURA E PESCA

Gastronomia do Mar: sabores, música e muita alegria

Festival gastronômico leva três mil pessoas e já deixa aquele gostinho de quero mais

Gastronomia do Mar: sabores, música e muita alegria

Chef's ensinaram pratos a partir de ingredientes do mar

Cerca de três mil pessoas passaram pelo local nos três dias de evento

Durante três dias Mangaratiba foi a capital do “frutos do mar”. De 10 a 12 de novembro restaurantes da cidade puderam apresentar suas delícias a turistas e moradores durante o Gastronomia do Mar, evento promovido pela Fecomércio em parceria com a Prefeitura. Oficinas diárias também movimentaram o espaço montado no Centro. Cerca de três mil pessoas passaram pelo local, segundo a Secretaria de Agricultura e Pesca.

Pratos a base de camarão, peixe e lula foram os campeões de venda dos oito restaurantes expositores. Todos de Mangaratiba. “Evento muito bom. Foi um grande aprendizado. O turismo e a gastronomia caiçara só têm a ganhar com este evento, só agrega. Que venham outros”, disse Márcio Petroceli proprietário de um dos restaurantes. Ele apresentou como novidade o hambúrguer artesanal de salmão com maionese de alcaparras.

Assim como Márcio, Luiz Brojo também destacou o evento. “Evento de alto nível. Oficinas produtivas. Todos os expositores estão de parabéns. Tudo de qualidade. Esperamos que esteja no calendário de eventos da cidade, pois é importante para divulgarmos nosso trabalho”, disse o empresário que apresentou o prato de bacalhau com batatas ao murro como novidade.

O anseio dos donos de restaurantes de Mangaratiba pode se tornar realidade. É o que garante o secretário de Agricultura e Pesca da cidade, Adalberto Basílio. “Vamos tentar colocar o Gastronomia do Mar no calendário oficial de eventos. Paralelamente já estamos em conversa para trazer um festival de camarão. O evento foi sensacional e a população já pede para que seja mensal (risos). Nesses três dias cerca de três mil pessoas circularam pelo evento”, destacou o secretário.

O evento também ensinou muito. Durante os dias do Gastronomia do Mar cinco oficinas movimentaram o local e atraíram centenas de ‘cozinheiros’. Versões de pratos consagrados foram apresentados por chef’s renomados, como bobó frito e coxinha de siri. E a boa música não faltou. Shows movimentaram os três dias do evento.

O prefeito Aarão de Moura Brito Neto, o vice-prefeito Renildo Brandão, secretários municipais, os deputados federais Júlio Lopes e Alexandre Vale, e o vice-presidente da Fecomércio Essiomar Gomes também prestigiaram o evento, que já deixou saudades e aquele gostinho de quero mais. Que venha o próximo!

Pré-matrícula CEIM 2018