SECRETARIA MUNICIPAL DE CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

INSS mais perto da população de Mangaratiba

Prefeitura fecha parceria que trará facilidades para solicitação de serviços do órgão.

INSS mais perto da população de Mangaratiba

Em breve a Prefeitura de Mangaratiba se tornará uma das colaboradoras do INSS Digital. A iniciativa vai beneficiar em cheio os moradores da cidade, que poderão dar entrada em seus pedidos de benefícios e outros serviços, direto na cidade. A novidade foi firmada nesta segunda-feira (9), num encontro entre o Prefeito Vitor Tenório, Vitinho, com o Gerente Regional do INSS da Baixada Fluminense Marcos Fernandes.

O prefeito, acompanhado também do secretario de Desenvolvimento Econômico Hugo Dourado, visitou o local onde ficarão disponíveis os serviços do órgão, na Rua Rubião Júnior, no Centro de Mangaratiba. O objetivo da parceria é facilitar o acesso do público ao atendimento previdenciário. A previsão é que os serviços estejam já disponíveis para a população em agosto.

“O ponto principal dessa parceria é que a Prefeitura, em breve, será uma espécie de posto avançado do INSS, captando as demandas das pessoas e enviando ao órgão para análise. Com isso, a vida do morador fica facilitada, evitando os transtornos conhecidos como filas e viagens a outros municípios”, afirmou o prefeito.

Segundo o Gerente Regional, em breve começa o treinamento aos funcionários da Prefeitura. "O primeiro passo já foi dado. Agora a prefeitura indicará para a capacitação os funcionários que habilitarão os benefícios", declarou Marcos.

Os serviços realizados pela prefeitura abrangerão os requerimentos de Aposentadorias por Idade, Tempo de Contribuição Especial, Pensão por Morte, Auxílio-Reclusão, Salário-Maternidade e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Os segurados que protocolarem por este meio seus processos não precisarão realizar o agendamento pelo INSS, basta comparecer ao local destinado pela Prefeitura, em dias e horários estabelecidos por esta, munidos de sua documentação necessária. Outra novidade é que o requerente poderá informar um endereço de e-mail, facilitando as exigências expedidas pelo INSS, se houver necessidade em seu caso. Vale destacar também que qualquer documento que o cidadão precise adicionar, depois do dia em que ele fez o requerimento, poderá ser feito também na própria prefeitura e sem prévio agendamento. Quanto à análise do mérito do benefício, o INSS ainda continua sendo o único que irá concluir esses requerimentos. Apenas seus servidores possuem a competência para tal análise.

Pré-matrícula CEIM 2018