SEC. MUN, DE EDUCAçãO

JOVENS ENGAJADOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Mangaratiba realiza Conferência Infanto Juvenil para discutir preservação ambiental da região

JOVENS ENGAJADOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Alunos de seis escolas públicas de Mangaratiba participaram na manhã desta segunda-feira,(16) da I Conferência Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. A iniciativa inédita é fruto da parceria entre superintendência e diretoria de ensino (coordenação dos anos finais) da Secretaria de Educação de Mangaratiba (SME).

O tema do encontro foi: "Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas". As escolas participantes fizeram reuniões internas nas últimas semanas, preparando todo o material com os projetos que seriam apresentados na conferência municipal. O objetivo principal do evento foi a troca de experiências entre os alunos e professores das unidades escolares participantes. O encontro aconteceu na sede do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), no Sahy.

Além dos alunos das escolas Antônio Cordeiro Portugal, Levy Miranda, Coronel Moreira da Silva, Caetano de Oliveira, Paulo Scófano e Ciep 294, os professores das unidades escolares também marcaram presença na conferência. Desde fevereiro, os alunos estão comprometidos em desenvolver projetos e ações ambientais, com foco na preservação da água, que ajudassem e contribuíssem de alguma forma para a preservação na comunidade onde residem.

Para Thiago, de 13 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva, esses momentos podem contribuir muito para a preservação da natureza. "Vamos cuidar do planeta porque queremos viver bem nele. Quando todos perceberam que ao degradar a natureza estarão na verdade destruindo as próprias vidas, as coisas vão começar a mudar. Falta
às pessoas, entenderem que cuidando do meio ambiente na verdade estarão cuidando de nós mesmos", disse Thiago.

Para Maria Bethânia Marques, superintendente de Ensino da SME, o momento foi de extrema importância. “Precisamos cuidar com muita responsabilidade do meio ambiente, e tudo começa na educação. Através dessas ações nas escolas poderemos restaurar esse município para que possamos viver lado a lado em paz com a natureza. Nós somos os agentes modificadores, temos que ter uma mudança de comportamento, uma transformação, ou não teremos muito mais história pra contar nem pra quem contar”, disse.

Os projetos das escolas são inscritos no site do MEC. Os alunos agora vão se preparar para a Conferência Estadual, que será em maio. Dos projetos apresentados nessa etapa municipal, um será escolhido para representar a cidade na etapa estadual, onde participam os alunos, delegados e professores responsáveis pelas escolas. Em junho acontece a Conferência Nacional, com a participação de 19 representantes do Estado do Rio de Janeiro. “Esperamos ser escolhidos para representar o estado e o município em Brasília. Seria uma honra, mas todos aqui já são premiados, pelo empenho e dedicação na proteção do meio ambiente da comunidade onde vivem”, concluiu Maria Bethânia.

Marcaram presença também da Conferência, Paulo Simplício, Biólogo e Guarda-Parque do PEC, Marilene Cadei, Coordenadora de Extensão do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UERJ, e Ana Natália Pessoa, membro do grupo Coletivo Jovem.

Pré-matrícula CEIM 2018