SAúDE E DEFESA CIVIL

Mamães protegidas

Projeto da saúde visa prevenir o zika vírus em gestantes

Na última quarta-feira (9) a Secretaria de Saúde atuou em Nova Mangaratiba colocando em ação o projeto de saúde que visa prevenir o Zika vírus em gestantes, chamado: Cuidando um Pouco Mais – Prevenção do Zika Vírus em gestantes. A ação também foi realizada no sábado (5) nas localidades de Itacuruçá, Muriqui, Ibicuí, Centro de Mangaratiba e Praia do Saco.

O projeto foi criado em 2016 no município, durante o surto de zika, pelos servidores Marcelo Arcangêlo, coordenador do Programa Municipal de Controle de Arboviroses (PMCA) e Licio Morais, responsável de vigilância epidemiológica no município. Com eficácia comprovada a iniciativa protegeu mais de 80 gestantes, e agora estima-se atingir inicialmente 270.

Além disso, o principal objetivo do projeto é executar ações de combate aos vetores (mosquitos) nos locais onde residem as mulheres grávidas, e é uma grande parceria reunindo o PMCA – Programa Municipal de Combate as Arboviroses, com os agentes de combate às endemias (ACE) e a Atenção Básica. É feito um levantamento dessas mulheres das áreas programáticas pelas Equipes da Saúde da Família, e a partir disto, se constrói o georeferenciamento.

Segundo o secretário de Saúde, Jorge Luís, a importância desta prevenção especificamente das gestantes é para tentar prevenir as consequências causadas por este vírus nos bebês. “São alterações neurológicas gravíssimas e que não tem cura. Já temos uma sinalização do estado de que pode haver uma nova epidemia, e Mangaratiba está tomando todas as medidas necessárias para prevenir este tipo de problema”, finaliza.