ASSISTêNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Mangaratiba com 'Identidade Jovem'

Com presença do vice-prefeito Brandão, solenidade no Cras de Itacuruçá marcou ainda o início da capacitação dos funcionários da Secretaria de Assistência Social

Mangaratiba com 'Identidade Jovem'

Autoridades assinam termo de compromisso para adesão ao ID Jovem

Solenidade no Cras de Itacuruçá marcou ainda o início da capacitação dos funcionários da Secretaria de Assistência Social

Em breve jovens de Mangaratiba vão poder usufruir de um importante instrumento de acessibilidade: a Identidade Jovem, mas conhecida como “ID Jovem”. O programa consta no Estatuto da Juventude e é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Renda. O vice-prefeito Renildo Brandão assinou o Termo de Compromisso com os representantes do órgão estadual.

A solenidade aconteceu no Cras de Itacuruçá, na quarta, dia 8, e contou ainda com a presença do secretário e secretário-adjunto de Assistência Social e Direitos Humanos, Leandro de Paula e Dimas Lindo, respectivamente. Dos vereadores Fernando Freijanes e Emilson da Farmácia, além da superintendente da Juventude do Estado, Jéssica Ohana, e da consultora Estadual da Caravana ID Jovem, Thaiz Nascimento.

O ID Jovem é um documento que garante o acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos - ou mesmo gratuidade - em viagens interestaduais a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. Com o ID o jovem pode garantir até mesmo a isenção ao Enem. Este benefício deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet. Veja os detalhes do projeto e como participar nos links https://goo.gl/YKd7Xe e https://goo.gl/q97VsR

O vice-prefeito destacou a chegada do ID Jovem para Mangaratiba. “Estamos formando nossos cidadãos. Em momentos de crise essas parcerias são fundamentais, principalmente para este público-alvo que o programa atende. Oferecer oportunidades em forma de acesso ao lazer e transportes são fundamentais para o crescimento do jovem mangaratibense”, destacou Brandão.

Na mesma linha de raciocínio, o secretário Leandro de Paula analisou a assinatura do termo. “Agradecemos à Secretaria de Estado. Pois é o segundo grande projeto que eles nos agraciam este ano. O primeiro foi de curso de máquinas pesadas que beneficiou mais de 300 pessoas. Agora o ID Jovem chega em um momento importante, em que esse público específico vivia nas ruas, sem acesso à lazer, cultura e transporte. Nossa secretaria está aqui para abraçar os jovens. Contem com a gente”, disse Leandro.

A próxima etapa já começou com a capacitação dos profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que serão responsáveis pelo atendimento aos jovens e para disseminar a informação para todo o município.

Pré-matrícula CEIM 2018