ASSISTêNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Mangaratiba debate diretrizes para Assistência Social

Evento que visa aprimorar o SUAS contou com a participação do vice-prefeito do município Renildo Brandão

Mangaratiba debate diretrizes para Assistência Social

A palestrante Aydee Valério abordou o tema da conferência

O secretário da pasta, Leandro de Paula, falou sobre a imporntância da parceria com o conselho

A XI Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu nesta terça-feira (13) no Iate Clube de Muriqui, e teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O encontro teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social. O evento contou com a participação do vice-prefeito Renildo Brandão, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Heráclito do Abraão e do secretário da pasta Leandro de Paula.

O evento ofereceu as esclarecedoras palestras com as profissionais da área Aydee Valério (Mestre em Serviço Social pela UERJ) e Geovana Silva (Doutoranda em Serviço Social na PUC-RJ). As assistentes sociais abordaram o tema da conferência, e explicaram cada eixo temático. Em seguida, foi realizado o debate com os participantes.

Os eixos foram: 1º - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; 2º - Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3º Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e 4º - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Durante o evento foram realizadas as apresentações da Terceira Idade e dos alunos do curso de teatro do CRAS, ambos da Praia do Saco. As integrantes da Melhor Idade dançaram o ritmo Can Can. No final, foram eleitos os delegados que vão representar Mangaratiba na XI Conferência Estadual de Assistência Social e os novos membros não governamentais do Conselho Municipal de Assistência Social.

Também participaram do encontro os secretários adjuntos de Assistência Social Dimas Lindo e Maria de Fátima Rosa, o vereador Vitor Tenório, o delegado da 165º DP Anderson Ribeiro, a superintendente de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação Maria Lúcia Batista, o pároco de Muriqui Luiz Antônio Dorneles Soares, os demais conselheiros municipais, servidores municipais, representantes de entidades e profissionais e prestadores de serviço do setor.

OPINIÃO DAS AUTORIDADES

O vice-prefeito Renildo Brandão destacou a participação de todos. “É fundamental a participação da sociedade, dos conselheiros do setor e dos profissionais da área para a definição das metas dos próximos anos na cidade. Estou muito feliz de participar”. Segundo Leandro de Paula a ação tem uma importância significativa. “Estamos tendo não só o privilégio de discutir, refletir e propor, mas de sermos protagonistas de uma política garantidora de direitos”.

Heráclito Abraão, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, disse que o relatório final da Conferência vai nortear as ações no município. “É um documento importante a ser seguido, e que será encaminhado ao Estado, para que o poder público elabore o seu plano de ação dentro das propostas realizadas nesta Conferência”.



Deixe seu Comentário

Acesso à Informação

ESic

Atendimento Presencial

Horário de Atendimento: 8h às 16h.
Endereço: Praça Robert Simões, nº 92 (Entrada: Gabinete do Prefeito)
Centro - Mangaratiba - RJ
Tel.: (21) 2789-6000 - Ramal: 202

Prefeitura nas redes sociais

Cadastro Fazendário

Pré-matrícula CEIM 2018

Tour Virtual Museu Municipal

Ingresse no serviço público

Informações sobre Concurso Público

Buscando oportunidades?

Abrir Balcão de Empregos

Atos oficiais do município

DOM Online - Diário Oficial do Município

e-SUS

Abrir Sistema e-SUS

Plano Diretor

Abrir Plano Diretor