CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

Mangaratiba deve ter gás encanado já em 2018

Representantes de empresa apresentaram para Prefeitura nesta terça-feira (20) projeto de instalação de Estação de Gás Natural na cidade

Mangaratiba deve ter gás encanado já em 2018

Um passo importante para o desenvolvimento econômico de Mangaratiba foi dado nesta terça-feira (20)

Um passo importante para o desenvolvimento econômico de Mangaratiba foi dado na tarde desta terça-feira (20): a futura instalação de uma Estação de Gás Natural Comprimido (GNC) na cidade. Numa reunião entre representantes da CEG – Gás Natural Fenosa Brasil e técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mangaratiba, foi apresentado o projeto para que o município receba a estação. A previsão é de que o gás natural encanado chegue às residências e comércios da cidade no início de 2018.

“É uma excelente notícia para a cidade. Junto com a benfeitoria chegarão inúmeros benefícios para a cidade, como a geração de emprego e renda, incentivo à instalação de novas empresas, diminuição nos gastos para o contribuinte e muito mais. Com a chegada do gás natural canalizado será possível até a criação de um distrito industrial, uma cadeia de investimentos que fará o município decolar”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Paula Junior. “Sem dúvida, com todo o respeito que o meio ambiente pede, é um grande avanço para a cidade, pois é uma fonte de energia limpa, não tóxica”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Abenza. Além dos secretários, o vereador Charles Graçano também participou do encontro.

Segundo Sérgio Marcelo, Chefe de Serviço e Construção da Gás Natural Fenosa Brasil, os próximos passos agora são a aquisição do terreno para a construção da estação e as licenças, tanto de construção, na prefeitura, quanto dos órgãos ambientais. “Verificamos que o projeto é viável. Estamos apresentando os estudos feitos, o projeto e todo o mapeamento já realizado na cidade para os técnicos da Prefeitura, assim como os investimentos que serão feitos e os benefícios para a população”, disse Sérgio Marcelo.

Duas empresas serão as responsáveis pela obra. Uma ficará com a parte da construção da estação, que será em Muriqui ou Itacuruçá. A outra fica com a responsabilidade da instalação dos dutos e tubulações que chegarão às residências. Os postos de combustíveis do município também serão abastecidos com o GNC. Para a instalação da estação, a Prefeitura dirá se o zoneamento urbano é adequado para a obra. Já na parte ambiental, a empresa providenciará as licenças nos órgãos responsáveis, mas a previsão é que tudo seja resolvido rapidamente, pois o impacto é mínimo.

De acordo com o plano da Gás Natural Fenosa aprovado pela Agenersa (órgão regulador estadual), a instalação da rede em Mangaratiba faz parte do programa da empresa de expansão nos municípios do interior fluminense.