SAúDE E DEFESA CIVIL

Mangaratiba é premiada em Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Conquista é fruto do trabalho sobre Proteção e Enfrentamento de Violência na cidade

Mangaratiba é premiada em Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A Rede de Proteção e Enfrentamento de Violência de Mangaratiba (Arte Viva) teve seu projeto de ‘Procedimentos e Organização da Rede para o Enfrentamento da Violência’ premiado durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado nos dias 25 a 27 de julho, em Belém, no Pará.

O evento contou com a participação de quatro mil gestores e teve como tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”.

No evento, o Arte Viva apresentou o folder com o resumo do trabalho encaminhado para a “15ª Mostra Brasil Aqui tem SUS”. O trabalho foi premiado como a melhor experiência do Estado do Rio de Janeiro.  “A premiação eleva o nome de Mangaratiba na Saúde Pública do Brasil. A equipe está muito satisfeita pelo reconhecimento nacional do esforço e comprometimento de um trabalho que é de suma importância para a população de Mangaratiba”, disse a psicóloga Elisa Goulart, do Arte Viva. O material teve a participação de Valesca de Moura e Lício Moraes.

PROJETO PREMIADO

O trabalho do Arte Viva premiado na “15ª Mostra Brasil Aqui tem SUS” apresenta resultados de procedimentos utilizados para fins de organização da Rede de Proteção e Enfrentamento da Violência no Município de Mangaratiba. A metodologia coloca a notificação como elemento para organizar a rede, analisar as suas dificuldades, e apoiar na construção de estratégias para fortalecer o diálogo intersetorial, além de propor o apoio ao servidor para que identifique a situação de violência, conheça o seu conceito e o sentido da notificação como ferramenta de saúde.

Para facilitar a tarefa de notificação, a equipe da Área Técnica de Vigilância à Violência e Acidentes – ARTE VIVA criou um dispositivo virtual, o ALERTA ARTE VIVA, que pode ser acessado por meio de telefones celulares, tabletes, desktops, laptops. A metodologia ainda estabelece treinamentos sistemáticos sobre notificação de violência e reuniões de rotina com a rede, e, por fim, o acompanhamento dos casos notificados e encaminhados à rede de cuidados.

Os treinamentos sobre notificação e seus desdobramentos no cotidiano profissional das equipes, ao mesmo tempo em que ampliam o conceito de violência, promovem um trabalho de humanização, quando os profissionais refletem sobre a violência que carregam em si, promovem a visibilidade da violência pela via da notificação, desenhando o perfil do agressor, das pessoas em situação de violência, sobre os tipos de violência, além de impactar diretamente nos indicadores e nas estratégias para o enfrentamento da violência no município.

CONHEÇA UM POUCO DO ARTE VIVA

ARTE VIVA é a Área Técnica de Vigilância à Violência e Acidentes, responsável pelo planejamento de ações estratégicas para a prevenção e cuidados de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência e a estruturação e organização da Rede Intersetorial de proteção e enfrentamento da Violência no Município de Mangaratiba – a REDE VIVA.