CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

Mangaratiba próxima de receber unidade do Sine e a Casa do Trabalhador

Estado e município alinham para que Mangaratiba conte com importantes instrumentos a favor dos trabalhadores e empreendedores locais

Mangaratiba próxima de receber unidade do Sine e a Casa do Trabalhador

Secretário Pedro Lemelle e técnicos do Estado avaliam implantação do Sine e casa do Trabalhador na cidade

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) e a ‘Casa do Trabalhador’ podem estar prestes a chegar a Mangaratiba. As informações são do secretário municipal de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SECTDE) Pedro Lemelle, que recebeu representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda para alinhar a implantação dos projetos.

A parceria poderá resultar na instalação de uma unidade do Sine e da Casa do Trabalhador. Lemelle recebeu a visita da subsecretária de Estado, Ana Larronda, e o chefe de Gabinete, Rafael Dias. No encontro foram discutidos os detalhes e uma visita ao espaço físico que a prefeitura vai disponibilizar para abrigar o projeto.

Além do Sine, foi discutida ainda a instalação da Casa do Trabalhador, projeto que contempla oferta de serviços de total apoio ao trabalhador, aos MEI´s e empreendedores. O objetivo é facilitar o acesso as capacitações, consultas ao Sebrae, orientações sociais e trabalhistas, documentais, microcréditos, atenção aos jovens para o primeiro emprego dentre outros.

Segundo Pedro Lemelle, a visita foi promissora. “A Ana Larronda e Rafael Dias adiantaram que o Sine e a Casa do Trabalhador poderão estar ‘linkados’ com a Unidade Faetec Mangaratiba para estabelecer um elo entre a qualificação profissional e o encaminhamento ao mercado de trabalho, respeitando as demandas da região, além de estreitar o relacionamento das empresas com o município e formar um grande banco de talentos”.

O secretário ainda completou: “O governo Alan Bombeiro trabalha arduamente para captar mais as vagas de emprego para o Mangaratiba e oferecer serviços relevantes ao trabalhador por meio de parcerias que viabilizem estas facilidades e as ofertas de oportunidades. Vamos continuar a buscar iniciativas dedicadas à empregabilidade e à qualificação da mão da obra. A secretaria atua ainda em busca de parceiros que abracem os projetos”, completou Lemelle.

Em abril uma nova visitada Secretaria de Estado está agendada para as tratativas ao início do trabalho, incluindo as adequações do espaço e o treinamento de servidores da Prefeitura que exercerão funções de atendimento no Sine.