EDUCAçãO

Mangaratiba respira esporte e educação

Jogos Olímpicos Escolares começam em grande estilo com apresentação das escolas, tocha olímpica e muita competição

Mangaratiba respira esporte e educação

A Píra Olímpica é acesa na cerimônia de abertura dos Jogos

Foi uma grande festa a abertura dos Jogos Olímpicos Escolares de Mangaratiba 2017 (JOEM), realizada na manhã desta quinta-feira (5) na quadra do Iate Clube de Itacuruçá. O evento, destinado a alunos do segundo segmento do ensino fundamental, contou com a apresentação da Banda da Escola Caetano de Oliveira, entrada oficial das escolas e alunos participantes, tocha olímpica e muita competição esportiva. A secretária de Educação Mônica Brito prestigiou a cerimônia de abertura, assim como o vereador Rômulo Nogueira, toda a equipe da Diretoria de Projetos da SME, diretores das escolas participantes e diretoria do Iate Clube de Itacuruçá.

A cerimônia de abertura começou com apresentação da Fanfarra da escola Caetano de Oliveira, que tocou os hinos nacional e de Mangaratiba. A banda tocou músicas que são sucesso nas rádios levantando o público presente, que pôde curtir apresentações de dança e a entrada dos alunos que disputarão os jogos. No momento mais emocionante, a chama da pira olímpica foi acesa, dando início oficialmente aos jogos. A abertura também contou com exibição de ZBall, modalidade esportiva que vem conquistando muitos seguidores. O ZBall é uma variante do beach tennis em que os competidores jogam com duas raquetes presas às mãos. A primeira etapa das olimpíadas teve disputa de Voleibol, Atletismo e Xadrez.

Mônica destacou a importância do resgate de eventos desse porte, que trazem não só a competição e a revelação de talentos, mas reforçam a amizade, interação social e respeito entre os participantes. “Saúde, alegria, bem-estar e união, esses são os principais objetivos dos Jogos Escolares. O foco da competição é unir cada vez mais as escolas da cidade e mostrar todo o potencial de nossos alunos. Esse é só um dos projetos que temos para resgatar a Educação premiada que sempre tivemos. O Coreto Cultural Teen já é uma realidade nas escolas e a fase final será já em novembro. Teremos também nossa primeira Cantata de Natal de Mangaratiba. O projeto de Musicalização nas escolas já está em fase de conclusão assim como o Coreto Literário e os projetos ambientais de hortas nas escolas. Estamos comprometidos em trabalhar para resgatar tudo o que tínhamos de bom. Para que a cidade cresça, temos que implantar políticas públicas de qualidade para a população”, destacou a secretária.

O vereador Rômulo Nogueira estava impressionado com a dimensão do evento. “Posso falar com muita convicção que nunca vi uma festa de abertura tão bonita quanto esta. Toda a equipe da secretaria de Educação está de parabéns. É isso que queremos para a cidade, iniciativas sérias que acrescentam para a qualidade de vida da população”, disse.

Pré-matrícula CEIM 2018