SERVIçOS PúBLICOS E TRANSPORTES

Mangaratiba restabelece a iluminação pública

Reparos começaram por Itacuruçá e vão chegar a todos os distritos e bairros do município

Mangaratiba restabelece a iluminação pública

Vila Benedita também já recebeu visita da empresa de manutenção

Empresa atendeu demandas da Rua Aritana, em Itacuruçá,

Às claras. Assim a Secretaria de Serviços Públicos e Transportes da Prefeitura de Mangaratiba quer entregar a cidade nos próximos dias aos contribuintes e turistas com o início do serviço de reparo de iluminação pública. A empresa Barra Rio (que venceu a licitação) começou o reparo na terça-feira, dia 8. A meta é recuperar os pontos de luz em um mês.

A empresa começou a executar o serviço pelo Distrito de Itacuruçá. São três equipes atuando simultaneamente, a partir das 8h. Segundo o coordenador da empresa, Wanderlei da Paz, para deixar toda a cidade em ordem, os funcionários trabalharão até às 21h. A previsão é que, no máximo, em um mês todos os pontos mapeados sejam recuperados, informou. O coordenador adiantou ainda que somente em Itacuruçá há cerca de 200 pontos com alguma avaria. “Não tem um poste em que precise trocar apenas a lâmpada. No mínimo tem que trocar o reator também”, concluiu.

O prefeito Aarão de Moura Brito Neto falou sobre o retorno do serviço. “O contrato com a antiga empresa expirou em 2016 e a antiga gestão não demonstrou nenhum interesse na continuidade do serviço, mostrando uma total falta de respeito com a população mangaratibense. Tivemos que começar do zero todo o processo licitatório, e prezamos por fazer tudo de forma transparente e correta, como manda a lei. Agora, é arregaçar as mangas e atender a todas as demandas da cidade”, disse Aarão.

Ainda segundo Wanderley, o cronograma estabelecido será seguir para Muriqui, depois Praia Grande, Sahy e assim sucessivamente, até atender toda a cidade.

Morador do bairro Vila Benedita, Cristian Goulart, disse que já notou diferença na iluminação pelas ruas de Itacuruçá. "Já vi as equipes atuando ontem pelo distrito. Hoje já atenderam nosso bairro. Passei ontem à noite pela principal, próximo ao cemitério, e tá tudo bem claro. Tomara que cheguem as orlas logo para podermos levar nossas famílias", disse o morador.

POR QUE DEMOROU A RESTABELECER O SERVIÇO?

Este tipo de serviço é realizado de forma terceirizada no município há anos. No entanto, a última gestão não renovou o contrato com a firma que prestava o atendimento, tampouco realizou uma nova licitação para contratação da prestação do serviço. Em 2017, a atual administração realizou uma licitação, no entanto empresas que concorreram apresentaram impedimentos para o prosseguimento. É de conhecimento de todos que uma licitação é burocrática, demanda meses e respeita prazos legais para sua realização. Assim, uma segunda licitação foi realizada (com edital publicado em mídia) até sair o vencedor que apresentou o menor preço para executar os reparos, que neste caso foi a Barra Rio.

Pré-matrícula CEIM 2018