CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

Mangaratiba volta a emitir carteira de trabalho

Prefeitura resolve entrave burocrático e volta a oferecer serviço essencial para população. Novo posto de atendimento fica no centro da cidade

Mangaratiba volta a emitir carteira de trabalho

Depois de mais de dois anos Mangaratiba volta a emitir Carteira de Trabalho

Posto de expedição fica na Rua Nilo Peçanha, nº 25, Centro

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico resolveu os entraves burocráticos junto ao Ministério do Trabalho e regulamentou o retorno da emissão da Carteira de Trabalho no município. A agência foi instalada na antiga sede do Instituto José Miguel Olympio Simões (prédio atrás da Prefeitura).

“Depois de mais de dois anos sem emitir uma única carteira de trabalho, estamos devolvendo a dignidade e o respeito às pessoas. O transtorno para a população era enorme. A pessoa tinha que se deslocar para outro município, e por vezes nem conseguia efetivar o serviço, perdendo tempo e dinheiro. Agora, a saga dos moradores acabou. O serviço está aqui, pertinho de casa, com toda a comodidade e segurança que podemos oferecer”, destacou o vice-prefeito Renildo Brandão, que esteve nesta terça-feira (13) conferindo os atendimentos.

A jovem Bruna Lanes deu entrada no documento e está ansiosa. “Essa é a época em que muitas empresas convocam para o programa jovem aprendiz. É uma grande oportunidade de começo na vida profissional. Se eu conseguir uma vaga e ficar de fora por causa de um documento seria muito frustrante. Agora já estou mais segura com relação a isso”, disse. Já Luan Soares estava com brilho nos olhos ao retirar sua carteira de trabalho. “Nem quero pensar no transtorno que seria se eu tivesse que me deslocar para outro lugar. Foi muito tranquilo fazer o documento aqui. Estou muito satisfeito”, concluiu o morador da Praia do Saco.

Para solicitar o serviço não é necessário agendamento online, como é feito em outros locais de atendimentos. É só o interessado comparecer ao posto de expedição, que fica na Rua Nilo Peçanha, nº 25, Centro (atrás da sede da Prefeitura e próximo à agência dos Correios). O cidadão deve levar os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas, e é realizado por ordem de chegada. A responsável pelo setor, Raquel Alves, garante que o procedimento é muito rápido. “Se todos os documentos estiverem corretos, cada atendimento dura cerca de 5 minutos”.