Meio Ambiente capacita seus técnicos

Objetivo é dar respaldo técnico e jurídico as fiscalizações que se intensificaram desde o início da atual gestão

Meio Ambiente capacita seus técnicos

Professor Felipe Brasil levou conhecimento aos fiscais da secretaria

Prefeito Alan Bombeiro diz que a fiscalização vai continuar de forma rigorosa

Buscar o nível de excelência dos servidores. Esse é o objetivo da Secretaria de Meio Ambiente em referência ao seu quadro técnico. A intenção foi apresentada pelo secretário da pasta Antônio Marcos durante o curso de capacitação para os fiscais ambientais, que aconteceu durante dois dias no Iate Clube de Itacuruçá, com a presença do prefeito Alan Campos, o Alan Bombeiro, e do vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha.

A capacitação é feita pelo professor Felipe Brasil, engenheiro agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia/Ciência do Solo, professor das instituições FGV, UFF, UVA, UNESA, dentre outras especialidades. Os temas abordados foram: “Licenciamento ambiental com atualização das normas técnicas e resoluções do Estado do Rio de Janeiro”, “Fiscalização ambiental e suas atribuições” e “Processos administrativos no âmbito do licenciamento ambiental”.

O secretário de Meio Ambiente acredita que a excelência nas ações só é possível por meio de uma forte capacitação dos agentes. “A capacitação é o princípio da responsabilidade, principalmente de um governo sério. Esses conhecimentos chegam para dar cada vez mais respaldo técnico e jurídico aos fiscais. Queremos atingir a excelência”, destacou Antônio Marcos.

Ainda de acordo com o titular da pasta, Mangaratiba hoje tem licenciamento ambiental pleno. Ou seja, toda atividade com potencial de porte poluidor é controlado e licenciado pela Prefeitura. “Temos em mente que a nossa responsabilidade é grande, pois temos 85% de área de cobertura vegetal, com imenso patrimônio natural a ser protegido. Por isso, os técnicos têm que está cada vez mais atualizado, capacitado com as normas estaduais e federais”, completou.

O prefeito Alan Bombeiro afirmou que a proteção ambiental e a intensa fiscalização serão marcas da gestão. “Queremos que Mangaratiba tenha um novo momento com a proteção ambiental. Nossa cidade é linda e as pessoas não têm olhado para a beleza dela. Pelo desgaste político dos últimos anos só observam os buracos nas ruas, o que não funciona. Esquecem que as praias, ilhas e o verde são lindos. Queremos trazer os turistas como antigamente. Assim, os empresários voltam a investir na cidade. Algumas medidas vão continuar sendo tomadas, pois não havia o costume de fiscalizar”, analisou o prefeito.