FMP

Museu das Conchas ??retorna para casa?

Com muita música, exposição e café, obras do fundo do mar retornam ao Museu Municipal de Mangaratiba nesta sexta-feira, 10

Museu das Conchas “retorna para casa”

O Museu das Conchas retorna ao Museu Municipal de Mangaratiba (MMM)

Ele está de volta. O Museu das Conchas retorna ao Museu Municipal de Mangaratiba (MMM). A reabertura para visitação dos moradores e turistas foi anunciada pela Fundação Mário Peixoto e acontece na sexta-feira, dia 10. O espaço fica no histórico prédio do Solar Barão do Sahy. A solenidade de reabertura acontece às 19h com várias atrações.

O espaço volta a apresentar o Museu das Conchas (com centenas de peças, dentre elas uma concha gigante dos corais da Austrália com 157 kg e um fóssil amonita de mais de 150 milhões de anos). Faz parte da programação ainda exposição coletiva e o retorno do Café do Museu. O Solar fica na Rua Coronel Moreira da Silva, 173, no Centro, e volta a funcionar de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados de 9h às 14h. A entrada é gratuita.

De acordo com o presidente da Fundação Mário Peixoto, Alexandre Franklin, “a decisão em retornar o Museu das Conchas para o MMM se deve ao maior conforto, comodidade e, sobretudo, garantir acessibilidade aos visitantes. O espaço é um importante instrumento de pesquisa da cidade. Afinal, os principais marcos de Mangaratiba, como arquivos políticos e sua construção, fotografias e a sala de exposição do cineasta Mário Peixoto encontram-se expostos no espaço”.

CAFÉ COM MÚSICA

Além das Conchas, o espaço vai contar com o famoso Café do Museu e muita música. O ponto de encontro dos mangaratibenses e dos turistas fica localizado no aconchegante jardim do Solar Barão do Sahy, em um clima romântico com vista para o mar, acompanhado do delicioso café da roça passado na hora, na mesa do cliente, além das deliciosas iguarias servidas. O espaço vai contar ainda com a famosa feira de produtos da terra, em especial da banana (principal fruto da cidade). E para compor este ambiente, grupos de música de Mangaratiba se apresentam durante a solenidade.

MESTRES DAS MADEIRAS

A Fundação Mário Peixoto prepara também para a reabertura do Museu uma grande exposição de artistas da cidade. As obras em madeiras de Marcelo Firmino, Paulor e João Nogueira vão ficar expostas em uma das salas do Solar Barão do Sahy. Paulor também apresentará obras em bronze.

Informativo da Fazenda

Abrir o Informativo da Secretaria de Fazenda