AGRICULTURA E PESCA

Mutirão na Marambaia

Profissionais da Prefeitura de Mangaratiba realizaram diversas ações nesta quarta-feira (8) na Ilha

Mutirão na Marambaia

A diretora de Pesca, Michele Costa, entregou as Carteiras Municipais dos Pescadores Profissionais Artesanais

Moradores, inclusos no CadÚnico, realizaram o cadastro na Seja Digital para que eles possam receber um kit de conversores e antenas

Um mutirão para realizar ações em benefícios da comunidade da Marambaia, que conta com 373 moradores, divididos em 171 famílias. Essa foi a finalidade dos profissionais das secretarias de Obras, Assistência Social e Direitos Humanos; Ciência e Tecnologia; Agricultura e Pesca e Educação em visita à Ilha da Marambaia, nesta quarta-feira (8). A ação também contou com a presença dos secretários Adalberto Basílio (Agricultura), Hugo Graçano (Tecnologia), Caroline Faria (Assistência Social) e dos vereadores Emilson Coelho e Cecília Cabral.

A visita teve como objetivo atender ao pedido do presidente da Associação dos Quilombolas e da Comunidade da Ilha da Marambaia, Fábio Alves Marçal, que detalhou a necessidade de uma atenção especial à comunidade há muito tempo esquecida pelas autoridades. O pedido foi feito por intermédio da diretora de Pesca, Michele Costa, que realiza um trabalho de cadastramento dos pescadores. Durante o mutirão, Michele entregou as Carteiras Municipais dos Pescadores Profissionais Artesanais. Outra ação da pasta foi um levantamento para implementação de uma horta na escola Levy Miranda.

A secretaria de Assistência Social realizou o cadastramento dos moradores, inclusos no CadÚnico, na Seja Digital - entidade responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, para que eles possam receber um kit de conversores e antenas, já que o desligamento do sinal analógico de TV acontece em novembro. Os kits serão entregues na próxima semana. Outra ação foi um dia de Beleza com direito a manicure e cabeleireiro, além de recreadores para as crianças.

Dois engenheiros da Secretaria de Obras ficaram responsáveis por realizar um levantamento sobre as necessidades de manutenção na escola e calçamento de trechos críticos nas trilhas. O ponto principal foi a questão do saneamento básico. Uma representante da Educação fez um relatório apontando as principais questões, como merenda escolar e transporte para os alunos, já que muitos caminham por mais de uma hora para chegar à escola.

Funcionários da Tecnologia realizaram manutenção e recuperação na sala de informática da escola e revitalizaram o Teleinfo da Ilha – onde um único computador funcionava, e agora conta com cinco máquinas com internet – atendendo a toda comunidade.