CHEFE GERAL DE GABINETE

Nos preparativos para o verão

Prefeito Alan Costa se reúne com autoridades do Bombeiro, Defesa Civil e Secretaria de Saúde para traçar ações para o plano de verão

Nos preparativos para o verão

O prefeito Alan Costa se reuniu nesta terça-feira (5) com o comandante dos Bombeiros da área da Costa Verde, coronel Silva Costa, o comandante do 10° GBM, Tenente Coronel Bruno Luiz e o comandante regional de Defesa Civil, Tenente Coronel do BM Escarani para lançar os planos do verão 2020. A ação também contou com a presença da secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, do adjunto de Defesa Civil, Major Eduardo Carvalho e do secretário de Comunicação, Antônio Aniceto. Uma das conquistas foi a disposição de helicóptero do Bombeiro para remoção de vítimas de acidentes.

Também ficou definida a criação de um mapa termal das áreas críticas para que possam ser tomadas medidas de mobilização preventiva nesses pontos e nos horários estratégicos, bem como solicitar aos órgãos federais as devidas ações.  Essa mobilização será realizada com informativos intensificando as atuações de prevenção aos acidentes.

Outra ação é a disponibilização de uma ambulância básica da Samu no distrito de Itacuruçá para o primeiro atendimento, já que no verão a rodovia apresenta grande movimento de automóveis, dificultando o socorro para o Hospital.

Também será estudada a criação de uma comissão para a criação de uma Câmara Técnica (gabinete de gestão) com profissionais dos setores responsáveis para agilizar as medidas emergenciais.

Segundo o prefeito Alan a integração é de grande importância para o município. “Queremos unir forças para otimizar o atendimento ao socorrer as vítimas de supostos acidentes. Estar preparado é crucial neste momento, já que a cidade triplica o número de habitantes”.

O Comandante do CBA da Costa Verde, coronel Silva Costa, se prontificou em ajudar a cidade com o Plano de Ação de Verão, trazendo o plano estratégico sobre a Câmara Técnica. “A ideia é agilizar as ações de respostas aos desastres/emergências como também coordenar todo processo de prevenção aos desastres”.

O comandante do 10° Grupamento, Bruno Luiz, se comprometeu em realizar um estudo dos principais locais críticos para que possam ser tomadas a medidas necessárias para contribuir com a redução de acidentes.

Também participaram os diretores do Hospital Victor de Souza Breves Dr. Eli e Dr. Monteiro e os coordenadores da Samu Marcos e Flávia Xisto.