Parque Pedra do Urubu

Parque Pedra do Urubu

Vista do Parque

Consultas Públicas serão realizadas nos próximos dias 21 e 28

A Secretaria de Meio, Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Mangaratiba realiza no próximo dia 21 uma consulta pública, com objetivo de apresentar à população o projeto de criação do Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu. A nova unidade de conservação é formado por grandes rochas e áreas verdes que ficam cercadas pelos bairros Parque Bela Vista, Centro, Santo Antônio, Ribeira e Junqueira. A consulta será realizada na sede do Parque Estadual Cunhambebe, no Sahy, às 10h.

O futuro parque contará com 248 hectares, em um perímetro de 7.240 metros. Entre os objetivos estão a conservação, proteção e recuperação dos ecossistemas locais; proteção dos mananciais; valorização da paisagem local; estímulo e promoção do turismo entre outros.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Doralice Cordeiro, a nova unidade é de grande importância para a preservação. “Assim que implementarmos o Parque faremos ações necessárias para demarcação, divulgação, sinalização e proteção do Parque. Com essa lei poderemos promover estudos no local e dar início ao Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu”, destacou a secretária.

O prefeito Dr. Ruy Quintanilha também destacou a importância da futura área ambiental. “O ganho com esse Parque Natural é imenso, pois se trata de uma grande área sem construções irregulares, atendendo ao nosso Plano Diretor. Assim, poderemos fiscalizar com mais eficiência, principalmente os mananciais que abastecem as localidades abaixo da grande área rochosa. Mangaratiba passa, ainda, a receber um repasse de ICMS Verde do Estado. O principal é que essa implementação é mais um legado que deixaremos para as futuras gerações da cidade”, disse o prefeito Dr. Ruy Quintanilha.

O subsecretário de Meio Ambiente, Cláudio Maia, apresentou outros ganhos com o futuro Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu. “Conseguiremos ordenar o espaço público de acordo com o nosso Plano Diretor Municipal, além de preservar as nascentes existentes. A secretaria e demais órgãos irão atuar com trabalhos de educação ambiental, poderemos explorar o turismo ordeiro  entre outros. Com esta área de preservação a cidade completa o mosaico paisagístico de conservação, que compreende as APAs municipais do Sahy; da Guaíba e Guaibinha; da Marinha Boto Cinza (que está em fase final de implementação); e Parque Estadual Cunhambebe e APA Mangaratiba”, completou o subsecretário.