EDUCAçãO

Pesca Literária em Mangaratiba promove aproximação entre literatura e território

Evento realizado na quinta-feira (29) contou com diversas atividades artísticas além de exposições de livros e trabalhos realizados nas escolas

A Secretaria de Educação realizou na quinta-feira (29) a Pesca Literária em Mangaratiba - PLIM. O evento que aconteceu na Praça Robert Simões, no Centro da cidade, teve o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Lazer, e contou com atividades envolvendo as diversas linguagens artísticas, tendo como referência a obra literária. O objetivo da ação é contribuir para formação de leitores, promovendo a aproximação entre literatura e território. O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, prestigiou a ação.

Diversos alunos da rede e comunidade participaram da iniciativa, que além de atividades como confecção de brinquedos, brincadeiras, rodas de leitura, contação de histórias, atividade multissensorial e muito mais, também contou com exposições de livros e de trabalhos realizados nas unidades escolares, e com a participação do Instituto Tear, Vale e Fundação Vale, além de diversos autores, artistas e convidados.

O prefeito Alan Costa parabenizou os professores e todos os envolvidos. "A leitura é muito importante na vida de todos nós, e fazer com que as crianças desenvolvam esse hábito é realmente maravilhoso. Eles são o nosso futuro, eles irão contribuir para que o hábito da leitura, que é tão mágico, tão importante, não se perca no decorrer dos anos", completou.

"Estamos felizes demais nessa manhã. Esse evento nasceu com o projeto Rotas e Redes, e hoje nós estamos colhendo os frutos. Incentivar nossas crianças a mergulharem nesse mundo da leitura e poderem alcançar vôos cada vez maiores é uma alegria imensa", disse o secretário de Educação, Valdemar Neto.

"Este evento traz um estímulo à leitura. É muito gratificante ver a alegria das crianças participando", disse a professora do primeiro ano da escola Cecília Ferraz, Adriana Rabelo. A também professora e visitante do evento, Gerosina Teixeira também expressou sua admiração. "A iniciativa é muito interessante, a praça tem que ser utilizada para isso, contar histórias, interagir com a população. Gostei muito do evento".

Perguntada sobre o que esperava da PLIM, a aluna do primeiro ano do fundamental, da escola Cecília Ferraz, Sophia Soares não exitou. "Adorei ver muitas coisas legais, muita alegria e diversão, eu gosto muito de ler e escrever", destacou.