ERRO AO LER SECRETARIA

PMM apoia população

Prefeitura ao lado da população em Mangaratiba

Secretarias garantem conforto aos moradores afetados e disponibilizam cestas básicas, atendimento psicossocial e outros serviços desde o início das chuvas.

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana, a Prefeitura de Mangaratiba continua atendendo as pessoas afetadas, em especial as desalojadas. O município contabiliza até esta segunda-feira, dia 7, nove pessoas desabrigadas e cerca de 500 desalojadas. A estimativa da Defesa Civil é que outras 15 mil pessoas foram afetadas por problemas como falta de energia elétrica e abastecimento de água. Mais de 300 cestas básicas, água, roupas, kit higiene, kit limpeza, roupa de cama e colchonetes foram distribuídos.

“Estivemos presentes desde as primeiras horas. Toda a prefeitura está envolvida e não deixaremos nossa população sem atenção. Não mediremos esforços para ajudar. Já doamos cestas básicas e água, entre outras ações, para garantir um pouco de conforto”, destacou o prefeito Evandro Capixaba, que esteve pessoalmente visitando as localidades atingidas pelas chuvas.

Os desabrigados estão alojados na Escola Municipal Maria Augusta Lopes, no Centro. No local, as famílias estão recebendo toda atenção básica. Desde as primeiras horas do temporal, que provocou alagamentos e deslizamentos de encostas, a secretaria de Promoção Social disponibilizou quatro abrigos para atender os atingidos.

As secretarias disponibilizaram ainda atendimento psicossocial. “Realizamos o acompanhamento individualizado a cada família, onde as crianças foram acolhidas com momentos de normalidade com várias brincadeiras. Entregamos ainda aos adultos cartilhas com orientações sobre como proceder em chuvas fortes”, disse a psicóloga da Defesa Civil, Lidiane da Silva.

Secretaria de Saúde distribui hipoclorito de sódio, vacinação antitetânica e age no controle de roedores

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba também está agindo. Técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde estiveram nesta segunda nas comunidades da Rua da Palha, Casinhas e em Nova Mangaratiba – locais mais afetados - com o objetivo de entregar frascos de hipoclorito de sódio, vacinação antitetânica e fazer controle de roedores com o objetivo de evitar a leptospirose. O hipoclorito é responsável por garantir a qualidade da água nas residências. A vacinação também foi aplicada em profissionais que tiveram contato com águas da enchente.

Na manhã desta segunda foram distribuídos 800 frascos do hipoclorito. A secretaria de Saúde aguarda mais cinco mil unidades do Governo do Estado para atender às demais áreas afetadas. Quem não recebeu o frasco de hipoclorito de sódio pode retirar na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Ranchito ou solicitar pelo telefone 21-3789-9004 ou 3789-9005 ramal: 212.

Secretarias de Obras e Educação também agindo

Outras secretarias também estão atuando veemente para ajudar os moradores atingidos pelas chuvas. A secretaria de Obras está recolhendo os lixos e entulhos que ficaram espalhados por vários pontos da cidade. Técnicos da secretaria também já estão mapeando possíveis áreas vulneráveis a deslizamentos. Bueiros e canais também estão sendo desobstruídos para curso normal das águas. O setor destacou ainda veículos e máquinas às demais secretarias. A secretaria de Educação liberou, além das escolas para servir de abrigos, ônibus para transportar as cestas básicas e demais kits. A prefeitura conta ainda com doações. Quem quiser doar alimentos não perecíveis e roupas pode levar até a Escola Municipal Maria Augusta Lopes, Centro, em frente à Câmara dos Vereadores.