MEIO AMBIENTE

Prefeito sanciona novo Código Ambiental

Nova lei vai controlar atividades potencialmente poluidoras e proporcionar um maior índice de preservação da natureza

Prefeito sanciona novo Código Ambiental

O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, sancionou na quinta-feira (6) o novo Código Ambiental do município. A ação trará a possibilidade de controlar atividades potencialmente poluidoras, proporcionando um maior índice de preservação da natureza.

“Quero agradecer a Câmara dos vereadores por ter aprovado esse código, esta parceria entre o Executivo e o Legislativo é fundamental para a proteção e o crescimento de nossa cidade. Como sempre dizemos, é um novo tempo, nossas leis ambientais são muito ultrapassadas e esta, especificamente, vai dar mais garantia para que o próprio município possa fiscalizar. Hoje o nosso secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos, representa todo o estado do Rio de Janeiro na Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, assim como, todos os secretários municipais de Meio Ambiente do estado. Levo a sério as questões ambientais, sou apaixonado pelo que vemos aqui em Mangaratiba, e não podemos deixar isso acabar”, disse o prefeito Alan Costa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos, a lei estipula um prazo flexível para que todos se adaptem. “Traz uma grande oportunidade para o município avançar muito na preservação, na restauração florestal, na proteção dos seus recursos hídricos, incentiva o desenvolvimento sustentável para que se possa gerar emprego, renda e proteger intensivamente a nossa natureza. A votação foi unânime na Câmara municipal, e os vereadores estão de parabéns, bem como o nosso prefeito, por acreditar e apoiar tanto essa causa” completou.

SAIBA MAIS SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO NOVO CÓDIGO

Entre os principais pontos no novo Código Ambiental destacam-se alguns: critérios técnicos para controle e fiscalização mais eficiente dos empreendimentos e das atividades poluidoras; regularização de empreendimentos com potencial e porte poluidor elevado, trazendo a devida proteção dos patrimônios ambientais; regras claras para incentivar o desenvolvimento sustentável; procedimentos mais práticos de licenciamento ambiental, destravando e dando maior celeridade a esses processos, tudo isso com a devida segurança, controle ambiental e proteção dos recursos naturais; regras claras para compensação ambiental de empreendimentos que poluem e degradam a natureza (para essas atividades a lei traz uma gama de projetos ambientais para a cidade, não só com plantação de árvores, mas com construção de estações de tratamento de água, esgoto, e outros); regras para comercialização de materiais derivados de plástico, como existem em outros municípios, trazendo proteção para os recursos marítimos.



Deixe seu Comentário

Carta de Serviços

Abrir Carta de Serviços

Guia de IPTU

Abrir Guia de IPTU

Acesso à Informação

ESic

Atendimento Presencial

Horário de Atendimento: 8h às 16h.
Endereço: Praça Robert Simões, nº 92 (Entrada: Gabinete do Prefeito)
Centro - Mangaratiba - RJ
Tel.: (21) 2789-6000 - Ramal: 202

Prefeitura nas redes sociais

Prestação de Contas

Cadastro Fazendário

Pré-matrícula CEIM

Tour Virtual Museu Municipal

Ingresse no serviço público

Informações sobre Concurso Público

Buscando oportunidades?

Abrir Balcão de Empregos

Atos oficiais do município

DOM Online - Diário Oficial do Município

e-SUS

Abrir Sistema e-SUS

Plano Diretor

Abrir Plano Diretor