GABINETE DO PREFEITO E DO VICE-PREFEITO

Prefeitura inaugura Creche e Posto de Saúde em Itacuruçá

Prefeito Aarão e vice Brandão destacam a importância da parceria com empresa Porto Sudeste, responsável pelos empreendimentos entregues no distrito

Prefeitura inaugura Creche e Posto de Saúde em Itacuruçá

Nova UBS e Ceim foram melhorias em parceria com Porto Sudeste

Prefeito Aarão agradeceu parceria com empresa e espera mais frutos no futuro

“Estamos hoje fazendo justiça a quem é de direito. A Porto Sudeste foi a executora e financiadora da obra, dinheiro fruto de contrapartidas ambientais”. Com essas palavras o prefeito Aarão de Moura Brito Neto abriu seu discurso de inauguração da nova Unidade Básica de Saúde Osmar Mathias dos Santos, e a Creche Daise Pires, na Vila Benedita, ambas em Itacuruçá. As cerimônias foram realizadas na manhã de quinta-feira (13). Participaram da solenidade o vice-prefeito Renildo Brandão, secretários municipais além dos vereadores Helder Rangel, Emilson dos Santos, Davi dos Santos, Renato Pereira e Wladimir da Conceição.

Segundo o prefeito, a prefeitura tinha o dever de fazer o reconhecimento do esforço da Porto Sudeste. “O objetivo maior dessas inaugurações foi agradecer a Porto Sudeste. Essa obra não foi executada em nossa gestão, mas os antigos gestores em nenhum momento destacaram a importância e a participação da empresa no empreendimento. Hoje estamos, enfim, fazendo a inauguração oficial e entregando as melhorias para a população de Itacuruçá”, discursou o prefeito Aarão, que completou a seguir.

“Vamos precisar muito da Porto Sudeste no município como um dia já fomos parceiros da CSN, da Gerdau, Petrobrás e outras empresas que ajudaram para que a ação social, educação, saúde e esporte de Mangaratiba fossem de qualidade. Essas empresas que um dia foram parceiras, abandonaram a cidade por perceber a falta de comprometimento dos gestores que por aqui passaram. Outra parceria que não posso deixar de falar é com os vereadores, de todo apoio e compromisso, que estão junto com o governo. Junto com eles vamos fazer Mangaratiba voltar a sorrir.

POSTO DE SAÚDE COM NOVOS SERVIÇOS

O prefeito destacou também que o posto de saúde ainda tinha detalhes a serem feitos e que foram concluídos pela atual gestão. “Além das especialidades que não existiam como Nutricionista, Urologia, Otorrinolaringologia e Neurologia e que agora implantamos, teremos a partir da próxima semana o retorno da Odontologia para o PS. Em breve a ESF, que atende dentro do Posto de Saúde contará também com sua sede própria”, disse o prefeito.

Aarão completou que a grave crise do estado, e que consequentemente atinge o município, foi agravada pela irresponsabilidade da gestão anterior. “Nós tínhamos um orçamento de R$ 23 milhões por mês, e sofremos uma perda grave, caindo para 15 milhões, isso porque a antiga gestão não renovou o contrato com um escritório de advocacia. Com isso perdemos até agora R$ 30 milhões que eram oriundos da arrecadação do ICMS da Vale. Estamos lutando muito e tenho certeza de que vamos conseguir devolver à população tudo o que ela perdeu nesses últimos seis anos de decadência do município”, concluiu o prefeito.

PORTO SUDESTE AGRADECE RECONHECIMENTO

O gerente de Relações Institucionais da Porto Sudeste, Ulisses Oliveira, agradeceu o reconhecimento da prefeitura e se mostrou parceiro do município no futuro. “Esse momento de hoje mostra o quanto o prefeito Aarão se preocupa com o município e seus parceiros, reconhecendo a importância da Porto Sudeste. Nós fomos os responsáveis pelas obras civis e de ampliação, mas ficamos muito felizes com o que estamos vendo, pois a administração atual está dando um exemplo de gestão, tudo funcionando perfeitamente e os serviços sendo ampliados. Queremos que o município cresça junto com a empresa. A Porto Sudeste está aqui para ser parceira no desenvolvimento e no crescimento da região”.

“EDUCAÇÃO VAI VOLTAR A SER PREMIADA”

Na inauguração do CEIM Daise Maria Pires dos Santos, na Vila Benedita, a secretária de Educação Mônica Santos destacou o empenho do governo para que o setor volte a ser destaque como foi de 2005 a 2010, quando recebeu 12 prêmios em diversos segmentos. “Tudo o que nós deixamos foi degradado e deixado de lado. Temos 40 escolas hoje em situação muito difícil. Mas a Educação foi e sempre será uma das maiores bandeiras do governo, porque é na educação que começa tudo. Vamos trazer de volta tudo e muito mais o que foi perdido nos últimos anos”, disse a secretária.

FAMÍLIA DE DAISE PIRES ENFIM RECEBE HOMENAGEM

A emoção tomou conta do momento na inauguração do CEIM Daise Maria Pires dos Santos, quando Mônica Santos destacou todo o comprometimento em vida da homenageada. “Dona Daise era uma pessoa de um coração enorme, que tinha um compromisso em fazer o bem pelas pessoas. Tive a honra de poder trabalhar com ela e aproveitar todo o seu bom humor e seu carinho com a população. É uma homenagem justíssima”, disse a secretária.

O filho de Daise, Jomar Pires, agradeceu a homenagem e destacou o empenho da mãe na luta pelos menos favorecidos. “Sei que minha mãe, de onde ela está hoje, está muito satisfeita com a ocasião. Ela se doou ao máximo pela cidade que tanto amava”.