SAúDE E DEFESA CIVIL

Prefeitura promove curso sobre Animais Peçonhentos

Secretaria de Saúde de Mangaratiba e Instituto Vital Brazil capacitam profissionais sobre identificação, manejo e tratamento de pessoas vítimas de ferimentos com animais peçonhentos

Prefeitura promove curso sobre Animais Peçonhentos

os profissionais aprenderam na teoria e na prática as ações

Numa parceria muito produtiva, a secretaria de Saúde de Mangaratiba e o Instituto Vital Brazil ofereceram para cerca de 70 profissionais das Prefeituras de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Itaguaí, o Curso sobre Animais Peçonhentos. O evento aconteceu nesta quinta-feira (5), no salão de convenções do Hotel Plaza, em Itacuruçá.

O setor responsável pela parceria foi a Gerência de Educação Permanente em Saúde de Mangaratiba. O curso foi dividido em dois módulos. No primeiro, profissionais de nível médio assistiram à palestra e as orientações do Biólogo Benedito Rodrigues. Profissionais das áreas de vigilância em saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes da Defesa Civil e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), gestores ambientais, além de profissionais das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura e Pesca participaram da capacitação. Eles puderam aprender e aprimorar seus conhecimentos sobre Identificação das espécies de serpentes, forma de captura e prática de manejo.

Numa outra sala, a palestra foi voltada para os profissionais de nível superior. médicos, enfermeiros, biólogos, veterinários, farmacêuticos, e profissionais da área de biomédica receberam orientações sobre acidentes por serpentes, sinais e sintomas e preenchimento da ficha Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O secretário adjunto de Saúde, Alexandre Taveira, falou da importância da capacitação. “Pelas características de nosso município, esse é um tema importantíssimo a ser discutido. Conseguimos em 2008 que Mangaratiba se tornasse Pólo para Soroterapia de Animais Peçonhentos. Perdemos essa chancela em 2012. Essa capacitação de hoje faz parte das ações para preenchimento dos requisitos e a pactuação com Estado. Hoje somos agraciados com os soros, mas queremos voltar a ser referência na Costa Verde”, frisou Alexandre.

A coordenadora do setor de Gerência de Educação Permanente em Saúde, Lidalva Guerra Braz, ficou muito satisfeita com o resultado do curso. “Queremos a capacitação do nosso corpo técnico para oferecer para a população da cidade o melhor serviço possível. Eles aprenderam na teoria e na prática, com o manejo dos animais. São conhecimentos que serão de grande valia para os profissionais”, disse.

Para Uanderson Oliveira, agente do GPA, o curso agrega valores e moderniza os conhecimentos. “Tudo isso é para melhor atendermos a população. É importante a valorização dos profissionais. A secretaria está de parabéns por abrir essa oportunidade para nós”, concluiu.

Pré-matrícula CEIM 2018