SAúDE E DEFESA CIVIL

Prefeitura realiza 1° Fórum Municipal de Não Violência Contra os Negros

Ação realizada nesta quinta-feira (1) contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras sobre o tema

Prefeitura realiza 1° Fórum Municipal de Não Violência Contra os Negros

A secretaria de Saúde através do programa Arte Viva realizou nesta quinta-feira (1) o 1° Fórum Municipal de Não Violência Contra os Negros com o tema “Tolerância Racial: é o melhor que podemos fazer?”.  O evento aconteceu no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy e teve como objetivo dar visibilidade às questões relativas ao racismo estrutural e articular gestores e técnicos para a importância da inclusão do tema em todas as ações componentes às políticas de saúde, educação e assistência.

O vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, o secretário de Educação, Valdemar Neto, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Cecília Cabral, e a de Saúde, Sandra Castelo Branco juntamente com o adjunto Ricardo Aguiar participaram do evento que contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras.

“Infelizmente este é um tema que ainda temos que abordar, a violência e o racismo. A gente precisa discutir sim e tomar uma atitude quanto a isso. É uma das coisas que o prefeito Alan e eu nos preocupamos, justamente contra isso, a violência”, comentou o vice-prefeito, Chicão da Ilha.

A secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco também falou sobre o evento. “Agradeço ao prefeito Alan pela oportunidade, este projeto é um orgulho para Mangaratiba. Na gestão dessa pasta eu quero trazer algumas coisas que tem a ver com o evento, o cuidado com a mulher independente da sua raça, etnia e gênero”.

“Estou aqui representando toda a equipe que está sempre de braços dados para que as coisas aconteçam. Fico com uma gratidão imensa porque o prefeito e a secretária dão apoio para gente fazer uma coisa que aquece o coração. Não é um tema fácil e é bom olharmos pra o lado e vermos secretarias lado a lado dando as mãos para fortalecer”, disse a coordenadora do programa Arte Viva, Elisa Goulart.

O evento também teve a presença do responsável pela Assessoria de Participação Social e Equidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Celso Vergne, da assistente social e representante do Ministério da Saúde, Érida Aparecida e da fundadora e integrante do Articula Preta – Coletivo de Mulheres Pretas de Paraty, Eloá Moraes.