Preservação ambiental levada a sério com ‘brincadeira’

Secretaria de Meio Ambiente ‘planta’ capsula do tempo e apresenta o circo que preserva a natureza

Preservação ambiental levada a sério com ‘brincadeira’

A Capsula do Tempo foi 'plantada' na Praça Robert Simões com os desejos dos alunos da rede pública

O circo levou entretenimento para despertar a atenção da comunidade sobre a importância da preservação do ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, entre as ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente para celebrar a importância da data, duas foram desenvolvidas na Praça Robert Simões e na Praça Sebastião Queiroz, no Centro, com alunos da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva. Os jovens em companhia do secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos, fizeram o plantio de uma ‘capsula do tempo’ e participaram do circo De La Costa (que é dedicado ao meio ambiente).

A capsula do tempo foi ‘plantada’ com uma garrafa pet e com dezenas de desejos de muitas crianças. O objetivo é que o vasilhame fique por 20 anos na terra e mostre a resistência que o material plástico tem na natureza. “Temos certeza que daqui a 20 anos esse material e os papeis estarão aqui conservados. É aí que mostramos, através de educação ambiental, que esse tipo de material tem grande potencial degradador na natureza”, destacou o secretário.

O secretário falou sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Essa data foi criada em 1972 pela Onu, com a necessidade dos povos pensarem, refletirem e atuarem em prol da proteção e da conservação do nosso patrimônio natural, envolvendo os governos. Esse é o nosso papel em Mangaratiba, do governo Alan Bombeiro, de fazer com muita seriedade para que possamos trazer resultados importantes, com conservação do meio ambiente, para o devido controle, com apoio ao desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário da pasta, Antonio Marcos.

O aluno Douglas Mendonça da Silva, falou o que espera para daqui a 20 anos. “Quero um meio ambiente melhor, que não desmatem mais, não construam tantos prédios e casas. Quero mais árvores frutíferas”. Não diferente, a jovem estudante Ana Júlia, moradora do Sahy, deixou claro seus anseios. “Quero para o mundo daqui a 20 anos um meio ambiente mais saudável e com menos lixos nas ruas”.

Em seguida, os alunos e a população em geral precisaram apenas atravessar a rua para entrar no Circo De La Costa, que tem o objetivo de apresentar de maneira humorada para a comunidade um pouco de encenação teatral e circense sobre boas praticas de conservação, de proteção da natureza. O circo atua em prol do desenvolvimento sustentável dos circos, causas ambientais, sociais e econômicas tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da (ONU).