SAúDE E DEFESA CIVIL

Prevenção para as chuvas de verão

Defesa Civil realiza simulado nas comunidades em áreas de risco de Mangaratiba

Prevenção para as chuvas de verão

A secretaria Adjunta de Defesa Civil de Mangaratiba realizou na tarde desta quinta-feira (9) o primeiro exercício simulado visando a preparação das comunidades localizadas em áreas de risco para as possíveis ocorrências provocadas pelas chuvas de verão. O primeiro local a receber a ação foi o Morro do Serafim, em Conceição de Jacareí. Nesta sexta-feira (10) o simulado acontece no Morro do Cristo e Parque Bela Vista, no primeiro distrito.

O simulado consiste na evacuação e deslocamento dos moradores dessas áreas para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil. Ao longo dos meses os agentes realizaram visitas domiciliares orientando e mobilizando as comunidades para a ação, que acontece durante todo o mês de novembro.

A base da Defesa Civil foi montada no local e moradores que passavam eram orientados sobre todos os procedimentos em casos de desastres naturais. Eles assinaram o livro de presença e os agentes esclareceram dúvidas. O procedimento para a evacuação dos moradores em casos de chuva forte é o seguinte: desocupação das áreas de risco com o deslocamento temporário dos moradores para os pontos de apoio (escolas e centros sociais), locais onde as famílias podem permanecer em segurança até que a situação se estabilize, a avaliação dos imóveis seja feita e a área liberada.

“O envolvimento da comunidade é essencial para o sucesso do programa. O objetivo é desenvolver políticas públicas de prevenção e o simulado ajuda a verificar quais são os erros para corrigi-los e, num evento real, garantir que a mobilização ocorra de forma tranquila e organizada”, disse o secretário adjunto da pasta Fábio Cardoso.

SIRENES DE ALERTA SERÃO GERENCIADAS PELO MUNICÍPIO

Dez comunidades de Mangaratiba localizadas em áreas de risco possuem sirenes de sistema de alerta e alarme para chuvas fortes. Esses equipamentos não funcionam desde o ano passado quando o governo estadual, responsável pelo serviço, interrompeu as operações. Já está em fase final o processo de contratação da empresa que será responsável pela manutenção das sirenes. Com isso, o equipamento passará a ser gerenciado pela Defesa Civil municipal, e o serviço será acionado diretamente da sede do órgão em Mangaratiba.

“É um serviço de extrema importância e que não podemos deixar de oferecer à população que reside nas áreas de risco. O monitoramento dos pluviômetros digitais também será feito por nós. Já cadastramos 3.200 famílias que já recebem SMS em seus celulares com informações sobre previsão e condições climáticas”, conclui Cardoso, que fez questão de lembrar os telefones para que os moradores possam acionar o órgão: 2780-4635 / 2780-4155 ou 199. O serviço funciona 24h.

Pré-matrícula CEIM 2018