MEIO AMBIENTE

Proteção dos recursos hídricos em foco em Mangaratiba

Série de palestras e oficinas com o poder público e sociedade civil fazem parte das ações do Plano Estratégico das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim

Proteção dos recursos hídricos em foco em Mangaratiba

Oficinas de Diagnóstico do Plano Estratégico de Recursos Hídricos para a sociedade civil e o poder público

O Comitê do Guandu-RJ realizou, nesta quarta-feira (24), em parceria com a secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, a primeira etapa da série de Oficinas de Diagnóstico do Plano Estratégico de Recursos Hídricos para a sociedade civil e o poder público. O Comitê envolve as Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

O encontro aconteceu no Horto Municipal de Mangaratiba e contou com a presença de técnicos da secretaria de Meio Ambiente da cidade, do secretário da pasta Carlos Abenza, representantes das secretarias de Agricultura e Pesca, Serviços Públicos, Obras e Planejamento, Turismo, além de associações de moradores da Serra do Piloto, Sahy, produtores rurais, ONGs e do ecoturismo. O vereador Edison Ramos também marcou presença na reunião.

Os comitês de Bacia são um “parlamento das águas” e Mangaratiba está inserida no Comitê Guandu. São 15 municípios no total que fazem parte da Bacia: Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Itaguaí, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Japeri, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras e Miguel Pereira. Este é o início do trabalho que será desenvolvido com o diagnóstico participativo. O Plano objetiva o planejamento estratégico para preservação, recuperação e uso sustentável dos recursos hídricos. O comitê faz o planejamento da gestão dos recursos hídricos da bacia e sub-bacias destes municípios. O Plano Estratégico em questão é um instrumento essencial para a sustentabilidade da região.

Para Carlos Abenza, a ocasião é de extrema importância para traçar as estratégias e ações para o setor. “Este é o inicio de um trabalho que se estenderá até 2018 onde se irá construir um pacto social para o uso racional dos recursos hídricos. Coincide com o momento em que estamos elaborando a atualização do Plano Diretor Municipal e o Plano Municipal de Saneamento Ambiental (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão integrada de resíduos sólidos). Estes dois planos, junto o Plano Estratégico de Recursos Hídricos, vão propiciar uma ferramenta de gestão para Mangaratiba que possibilite, de forma participativa com toda sociedade, discutir e planejar para onde vamos e que cidade queremos, a curto, médio e longo prazos. Impedir atividades predatórias, preservar o ambiente e a cultura local, desenvolver e incentivar o ecoturismo e atividades e empreendimentos sustentáveis, serão algumas das formas para o desenvolvimento com geração de emprego e renda dentro do município”, frisou Abenza. 

Nesta semana estão sendo realizadas as oficinas temáticas com o poder público e sociedade civil, abrangendo os temas: Saneamento, Agricultura e Pesca, Energia e Indústria. São oficinas com o diagnóstico obtido em fontes de dados disponíveis, que será apresentado para o debate com os órgãos públicos e sociedade, de forma a compor um diagnóstico participativo para traçar as ações necessárias. Este produto será a base para a elaboração do Plano Estratégico de Recursos Hídricos. O Comitê Guandu contratou a empresa Profill Engenharia e Ambiente Ltda para realizar os estudos técnicos que serão apresentados durante as oficinas. 



Deixe seu Comentário

Carta de Serviços

Abrir Carta de Serviços

Guia de IPTU

Abrir Guia de IPTU

Acesso à Informação

ESic

Atendimento Presencial

Horário de Atendimento: 8h às 16h.
Endereço: Praça Robert Simões, nº 92 (Entrada: Gabinete do Prefeito)
Centro - Mangaratiba - RJ
Tel.: (21) 2789-6000 - Ramal: 202

Prefeitura nas redes sociais

Prestação de Contas

Cadastro Fazendário

Pré-matrícula CEIM

Tour Virtual Museu Municipal

Ingresse no serviço público

Informações sobre Concurso Público

Buscando oportunidades?

Abrir Balcão de Empregos

Atos oficiais do município

DOM Online - Diário Oficial do Município

e-SUS

Abrir Sistema e-SUS

Plano Diretor

Abrir Plano Diretor