MEIO AMBIENTE

Proteção dos recursos hídricos em foco em Mangaratiba

Série de palestras e oficinas com o poder público e sociedade civil fazem parte das ações do Plano Estratégico das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim

Proteção dos recursos hídricos em foco em Mangaratiba

Oficinas de Diagnóstico do Plano Estratégico de Recursos Hídricos para a sociedade civil e o poder público

O Comitê do Guandu-RJ realizou, nesta quarta-feira (24), em parceria com a secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, a primeira etapa da série de Oficinas de Diagnóstico do Plano Estratégico de Recursos Hídricos para a sociedade civil e o poder público. O Comitê envolve as Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

O encontro aconteceu no Horto Municipal de Mangaratiba e contou com a presença de técnicos da secretaria de Meio Ambiente da cidade, do secretário da pasta Carlos Abenza, representantes das secretarias de Agricultura e Pesca, Serviços Públicos, Obras e Planejamento, Turismo, além de associações de moradores da Serra do Piloto, Sahy, produtores rurais, ONGs e do ecoturismo. O vereador Edison Ramos também marcou presença na reunião.

Os comitês de Bacia são um “parlamento das águas” e Mangaratiba está inserida no Comitê Guandu. São 15 municípios no total que fazem parte da Bacia: Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Itaguaí, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Japeri, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras e Miguel Pereira. Este é o início do trabalho que será desenvolvido com o diagnóstico participativo. O Plano objetiva o planejamento estratégico para preservação, recuperação e uso sustentável dos recursos hídricos. O comitê faz o planejamento da gestão dos recursos hídricos da bacia e sub-bacias destes municípios. O Plano Estratégico em questão é um instrumento essencial para a sustentabilidade da região.

Para Carlos Abenza, a ocasião é de extrema importância para traçar as estratégias e ações para o setor. “Este é o inicio de um trabalho que se estenderá até 2018 onde se irá construir um pacto social para o uso racional dos recursos hídricos. Coincide com o momento em que estamos elaborando a atualização do Plano Diretor Municipal e o Plano Municipal de Saneamento Ambiental (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão integrada de resíduos sólidos). Estes dois planos, junto o Plano Estratégico de Recursos Hídricos, vão propiciar uma ferramenta de gestão para Mangaratiba que possibilite, de forma participativa com toda sociedade, discutir e planejar para onde vamos e que cidade queremos, a curto, médio e longo prazos. Impedir atividades predatórias, preservar o ambiente e a cultura local, desenvolver e incentivar o ecoturismo e atividades e empreendimentos sustentáveis, serão algumas das formas para o desenvolvimento com geração de emprego e renda dentro do município”, frisou Abenza. 

Nesta semana estão sendo realizadas as oficinas temáticas com o poder público e sociedade civil, abrangendo os temas: Saneamento, Agricultura e Pesca, Energia e Indústria. São oficinas com o diagnóstico obtido em fontes de dados disponíveis, que será apresentado para o debate com os órgãos públicos e sociedade, de forma a compor um diagnóstico participativo para traçar as ações necessárias. Este produto será a base para a elaboração do Plano Estratégico de Recursos Hídricos. O Comitê Guandu contratou a empresa Profill Engenharia e Ambiente Ltda para realizar os estudos técnicos que serão apresentados durante as oficinas. 



Deixe seu Comentário

Acesso à Informação

ESic

Atendimento Presencial

Horário de Atendimento: 8h às 16h.
Endereço: Praça Robert Simões, nº 92 (Entrada: Gabinete do Prefeito)
Centro - Mangaratiba - RJ
Tel.: (21) 2789-6000 - Ramal: 202

Prefeitura nas redes sociais

Tour Virtual Museu Municipal

Ingresse no serviço público

Informações sobre Concurso Público

Buscando oportunidades?

Abrir Balcão de Empregos

Atos oficiais do município

DOM Online - Diário Oficial do Município

e-SUS

Abrir Sistema e-SUS

Plano Diretor

Abrir Plano Diretor