SAúDE E DEFESA CIVIL

QUALIDADE NO ATENDIMENTO EM SAÚDE É PRIORIDADE NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA

Apesar de boa parte dos atendimentos médicos da cidade beneficiarem moradores de outros municípios, a Secretaria de Saúde de Mangaratiba faz a sua parte e mantém serviços de qualidade na rede

QUALIDADE NO ATENDIMENTO EM SAÚDE É PRIORIDADE NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA

Anualmente, milhares de atendimentos realizados na rede pública de saúde de Mangaratiba não são para os moradores do município. Muitos pacientes atendidos atualmente em ambulatório, urgência e emergência, são de municípios vizinhos e até de outras regiões mais distantes. Mesmo assim a Secretaria de Saúde da cidade faz sua parte e mantém serviços de saúde de qualidade em toda a rede municipal.

Para a secretária da pasta, Lidiani Vasconcelos, a procura por parte dessas pessoas se deve às melhorias realizadas pela gestão municipal e a qualidade no atendimento. “Atendemos milhares de moradores de outros municípios durante o ano. Nesse momento de caos da saúde pública do Rio de Janeiro, cidades que têm ainda alguma estrutura de atendimento, acabam sofrendo com a demanda de pessoas que vêm de todos os lugares. Quando o atendimento de uma localidade melhora, ela acaba atraindo a atenção de moradores de municípios vizinhos. Entendemos que não podemos negar atendimento médico a ninguém, mas temos buscado frequentemente o aumento de repasses para o setor, por entender que nossos moradores não podem ficar prejudicados com a situação”, esclarece a secretária.

A questão pode ser comprovada diariamente em qualquer unidade de saúde da cidade. Flávio Fernandes, morador da Praia Grande, estava nesta quinta-feira (12), na emergência pediátrica do Hospital Victor de Souza. Enquanto aguardava atendimento para seu filho, o pequeno Caique de 11 meses, presenciou um fato inusitado. “Agora mesmo, antes do meu filho ser atendido, havia uma senhora com sua filha aqui buscando atendimento. Ela tinha plano de saúde e mesmo assim veio de Itaguaí para ser atendida no nosso hospital”, contou surpreso Flávio. Para ele, a população de Mangaratiba, apesar de todas as dificuldades, ainda é privilegiada, pois a gestão municipal tem se desdobrado para que os inúmeros problemas herdados não atinjam diretamente a saúde do município. “Sempre que precisei dos serviços de saúde, seja no hospital ou no posto de saúde, fui bem atendido sem maiores problemas”, concluiu.

Carolina Oliveira, de Itacuruçá, está há 18 dias com seu filho Rafael, de 4 meses, internado com um caso grave de bronquiolite. Ela destacou todo o suporte que vem recebendo. “Toda parte de medicamento e procedimentos estão sendo executados sem problema. Acho que se eu morasse em outro município as dificuldades seriam muitas”.

Aline Conceição, do Parque Bela Vista, já conseguiu marcar a cirurgia de fêmur para o pequeno João Felipe, de dois anos. O procedimento está agendado para a próxima segunda-feira. “As equipes de saúde de Mangaratiba conseguiram uma vaga para meu filho ser operado no Hospital da Criança. Estou muito grata por resolverem meu problema. Tenho amigos de outras cidades que estão completamente desamparados pelo poder público”, frisou.

DIREITO CONSTITUCIONALMENTE GARANTIDO

Os princípios básicos do sistema de saúde brasileiro são a universalidade e igualdade no atendimento, conforme prevê os princípios e diretrizes do SUS, o artigo 196 da Constituição Federal e a Lei nº 8080/1990 (Lei Orgânica da Saúde).

“Por lei temos que atender qualquer pessoa que necessitar de socorros médicos ambulatoriais ou hospitalares, mesmo que o requerente seja morador de outro município. Os impactos são grandes na gestão, pois recebemos do Sistema Único de Saúde (SUS) repasses para cuidar de nossos habitantes. Na prática, a cidade acaba custeando os procedimentos que seriam de responsabilidade de outros municípios”, explicou a secretária de saúde da cidade, Lidiani Vasconcelos.

Pré-matrícula CEIM 2018