MEIO AMBIENTE

Residências localizadas no entorno de rios e cachoeiras de Mangaratiba passarão a contar com fossas biodigestoras

Ação faz parte do projeto “Despoluindo Mangaratiba” e tem como objetivo diminuir a poluição nos mananciais e recursos hídricos que passam pelo município

A prefeitura de Mangaratiba através da Secretaria Meio Ambiente e a de Obras iniciará instalações de fossas biodigestoras em residências carentes que estiverem localizadas próximas de rios e cachoeiras na cidade. A ação que faz parte do projeto “Despoluindo Mangaratiba”, tem como objetivo diminuir a poluição nos mananciais e recursos hídricos que passam pelo município chegando ao mar, além de ser o inicio de um trabalho para melhorar a balneabilidade das praias.

O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, contemplou essa ação como muita alegria. “Esse é mais um projeto bancado com recursos de medidas compensatórias ambientais e que não trazem nenhum custo para os cofres da prefeitura. Nossas atuações estão retornando para a nosso meio ambiente”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos, a ideia é que em até três anos sejam instalados pelo menos 300 biodigestores nessas áreas, o que trará um impacto muito positivo em um futuro próximo. “Sabemos que não será fácil e que existem muitos problemas nessas áreas com ocupação irregulares e invasões mas, vamos trabalhar muito e não desanimaremos”,

A Secretaria de Meio Ambiente realizará um cadastro baseado em estudos das áreas afetadas e disponibiliza o e-mail meioambiente@mangaratiba.rj.gov.br para envio de pedidos e inscrição no programa.

SAIBA MAIS

Os biodigestores são a evolução no tratamento de esgoto doméstico. O Biodigestor é uma solução 2 em 1. Sua tecnologia reúne em um só produto os processos da fossa séptica com filtro anaeróbio. O sistema de tratamento de esgoto é prático, compacto e eficiente porque elimina até 80% da matéria orgânica presente no efluente. O Biodigestor não polui o meio ambiente, cuida da higiene, da saúde e é econômico. Ideal para o tratamento de efluentes sanitários em residências, chácaras, sítios, fazendas e escritórios.