ERRO AO LER SECRETARIA

Reunião com Ministro

Prefeito Evandro Capixaba se encontra com ministro

Reunião foi para solicitar medidas emergenciais na Rodovia Rio-Santos no trecho Mangaratiba/Paraty.

O prefeito de Mangaratiba, Evandro Capixaba, e o vice-prefeito, Dr. Ruy, ambos do PSD, estiveram em Brasília nesta terça-feira, dia 15, onde se reuniram com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. No encontro, o chefe do executivo municipal solicitou medidas preventivas e emergenciais, como a duplicação da Rodovia Rio-Santos, lombadas eletrônicas e passagem subterrânea em trechos da cidade. A reunião contou também com a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT), do deputado federal Luiz Sérgio (PT) e do presidente da Câmara dos Vereadores de Mangaratiba, o vereador Pedro Capixaba (PSD).

Evandro Capixaba solicitou ao ministro ações como melhoria no fluxo da rodovia com um novo asfalto, duplicação da rodovia e sinalizações para evitar gargalos nos dois túneis existentes na cidade, onde motoristas enfrentam engarrafamentos quando o acesso de duas faixas volta a ser pista simples, entre outras medidas. “O ministro foi atencioso às reivindicações. Solicitamos medidas para segurança dos motoristas e dos próprios pedestres. Muitas vidas se perderam por falta de uma sinalização na via, como redutor de velocidade eletrônico na grande curva antes do túnel de Muriqui e outra na altura da Cachoeira de Muriqui, além de uma passagem subterrânea no Travo da Praia do Saco, ligando o Fórum a Nova Mangaratiba. Tudo isso será atendido pelo ministro”, adiantou Capixaba.

Contenção de encostas e Plano de Evacuação

Aos governantes da região, o ministro Paulo Sérgio adiantou que determinará em caráter emergencial a obra de tapa-buracos na rodovia e outra obra de contenção de encostas, além da limpeza da via em até 30 dias. Paulo Sérgio adiantou também que no próximo mês vai abrir um processo licitatório para que a via receba nova camada de asfalto no trecho de Muriqui até a divisa com São Paulo, em Paraty. Outra ação que o ministro adiantou e que já vem sendo realizada é o estudo viabilização de duplicação da Rio-Santos nesse mesmo trecho. Esse a longo prazo.

“A região da Costa Verde é celeiro no turismo até a divisa em Paraty. Temos uma preocupação com o Plano de Evacuação em caso de acidentes com as usinas nucleares de Angra, pois a rodovia não suportaria o tráfego intenso. Além do turismo, Mangaratiba receberá uma delegação na Copa do Mundo e é necessário que a via conte com um fluxo excelente”, completou o prefeito Capixaba.