CIêNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONôMICO

Travessia Segura

Marinha promove campanha da Operação Verão na cidade

Travessia Segura

Marinha intensifica ações nas águas de Mangaratiba

Entre os dias 15 e 31 de janeiro, a Marinha do Brasil iniciará a campanha “Travessia Segura”, uma novidade que ocorrerá dentro da Operação Verão 2017/2018, que teve início em 22 de dezembro e seguirá até 19 de fevereiro na maioria dos estados do País. A “Travessia Segura” é uma Campanha de âmbito nacional e terá foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado no período de verão. A ação destina-se a conscientizar os condutores e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação.

A iniciativa é fruto de um encontro nacional, que reuniu, em outubro passado, na Diretoria de Portos e Costas (DPC), no Rio de Janeiro, 27 Capitães dos Portos do Brasil, além de 16 Oficiais designados para exercer a função com o intuito de debater a padronização de procedimentos relacionados à segurança do tráfego aquaviário e às vistorias e inspeções navais.

Dados da DPC apontam que existem hoje 53.700 embarcações de transporte de passageiros que realizam travessias e turismo náutico distribuídas em todo território nacional. Apenas no ano passando, cerca de 1.800 novas embarcações dessa categoria foram inscritas nas 63 Capitanias, Delegacias e Agências das Capitanias dos Portos. Esse número fez com que a Marinha do Brasil idealizasse uma campanha, em uma ação conjunta com a sociedade, aquaviários e proprietários de embarcação, para que a conscientização de que a segurança em nossos mares, rios e lagos é uma responsabilidade de todos.