SAúDE E DEFESA CIVIL

Oficina reúne mais de 50 profissionais da cidade em encontro no Antigo Mangarás

Vigilância em Saúde se prepara para Conferência Nacional

Município se prepara para Conferência de Vigilância em Saúde

De olho na Conferência Nacional, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Mangaratiba promoveu na quinta-feira, dia 13, a I Oficina de Saúde Preventiva. O evento é uma preparação para a conferência de Vigilância em Saúde, que vai acontecer em Brasília, no mês de novembro. O encontro reuniu mais de 50 profissionais e foi mediado pelo secretário-adjunto de Saúde, Alexandre Taveira.

A oficina contou com 56 profissionais que atuam na cidade, entre guardas de combate a endemias e das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), além do Conselho Municipal de Saúde, representado pelo presidente Antonio Carlos Miller. O trabalho com os agentes foi dividido em quatro subeixos. O eixo principal abordado foi: “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro”.

Em grupos, os profissionais apresentaram propostas e argumentos diante dos subeixos:

- “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS”

- “Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde”

- “Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde”

- “Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em Saúde”

“Hoje o que estamos promovendo é uma espécie de treinamento do que vamos encontrar na Regional. Vamos buscar o fortalecimento da Vigilância em Saúde, com ações de prevenção, promoção e proteção da saúde de nossa população, em ações conjuntas com a rede de Atenção Básica e as ESF’s”, destacou o secretário-adjunto Alexandre Taveira.