Faça as malas e venha para cá!

Beco da Poesia, no centro

Beco da Poesia, no centro

Turismo é uma vocação muito clara em Mangaratiba. Não só por conta das maravilhas naturais que a cidade apresenta – a exuberância e a riqueza que combinam, a um só tempo, mar e serra – mas também por causa da importância histórica e cultural. Todos os seis distritos de Mangaratiba têm atrativos turísticos que fazem com que o município seja privilegiado. Muitas cidades contam apenas com um vetor de atração turística, mas Mangaratiba tem vários. Praias, serra, cachoeiras, prédios históricos do Brasil colonial, museus, religiosidade de igrejas centenárias, ruínas que remontam o escravagismo, gastronomia, passeios entre ilhas paradisíacas – tudo isto em uma mesma cidade. Para temperar ainda mais, uma gente receptiva e muito animada.

 

Praia em Conceição de Jacareí

Praia em Conceição de Jacareí

Não faltam motivos para visitar a cidade, que fica a cerca de 85 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, e cujo acesso é pela Rodovia Rio-Santos (BR-101). Cada um dos distritos de Mangaratiba tem uma personalidade: Itacuruçá, Muriqui, Praia Grande, Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto oferecem, cada qual à sua maneira, um modo de curtir a vida e a natureza, além de proporcionar maior conhecimento sobre a história do estado e do país.

 

 

 

Estrada do Atalho

Estrada do Atalho

Há vários equipamentos culturais para o turista que se encanta pelo passado e pelas celebrações folclóricas e artísticas. Também há formas de se integrar à natureza: quer seja nas águas tranquilas das praias e ilhas, na conjunção especial com as cachoeiras, ou até mesmo no turismo de aventura em trilhas com paisagens de tirar o fôlego.

A estrutura de recepção e ordenamento também é compatível com as necessidades dos turistas: as orlas têm quiosques e estabelecimentos que podem proporcionar excelentes experiências gastronômicas e a rede hoteleira apresenta opções para todos os bolsos.

 

Ruínas do Saco

Ruínas do Saco

A programação de eventos também ocorre durante todo o ano, e são para todos os tipos de público: há forró, Festa do Peão, celebrações religiosas, carnaval intenso e muito mais. Basta ficar atento.

 

 

 

COMO CHEGAR: Pelo centro do Rio de Janeiro, acesso pela Avenida Brasil até Santa Cruz, na zona oeste. De Santa Cruz, pegar a rodovia Rio-Santos (BR-101), passar por Itaguaí até Itacuruçá (em torno do km 400 da BR-101).

 

Veja nos links abaixo quais são os motivos para curtir tudo aquilo que Mangaratiba tem de bom. Faça as malas e boa viagem! Mangaratiba te espera!
Ruinas Nova Mangaratiba

HISTÓRIA

Mangaratiba foi importante no Brasil do século XIX: um dos mais movimentados portos por onde escoavam a produção de café e por onde ocorria o tráfico de escravos. A primeira estrada de rodagem do Brasil – hoje chamada "Estrada do Atalho" – fica em Mangaratiba. Há muito do Brasil colonial para ver na cidade.

Saiba Mais
Solar Barão do Sahy - Interna

CULTURA

Há vários centros culturais, museus e programação intensa com eventos. "Limite" – obra-prima do cineasta Mário Peixoto e considerado o melhor filme brasileiro de todos os tempos – foi filmado em Mangaratiba.

Saiba Mais
Igreja de Sant’anna

RELIGIOSIDADE

Igrejas do século XIX e celebrações a Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora de Sant´Anna colocam Mangaratiba no roteiro da fé e da devoção. Há também celebrações de religiões de matizes africanas.

Saiba Mais
Carnamar

FESTIVIDADES

Um Carnaval com muitos blocos e barcos no mar – O famoso "Carnamar", eventos com grandes shows, vários ritmos e muita diversão. Mangaratiba é um bom destino para quem quer se divertir.

Saiba Mais
Praia Grande

PRAIAS E ILHAS

Águas calmas e paisagens deslumbrantes. A beleza em Mangaratiba está para onde quer se olhe. São mais de 30 praias e vários passeios entre as ilhas do município para quem aprecia mar, sol e natureza em alguns dos lugares mais lindos do Brasil.

Saiba Mais
Peixe com Banana

GASTRONOMIA

Quem gosta de comer bem e tem predileção pelos frutos do mar não vai passar fome em Mangaratiba: são várias opções para todos os bolsos. A cidade oferece excelentes experiências para paladares exigentes.

Saiba Mais
Parque Cunhambebe

PARQUES NATURAIS

Dois parques estão dentro dos limites da cidade: o Parque Cunhambebe (estadual) e o Parque Pedra do Urubu (municipal). Para quem busca contato direto com a exuberância da natureza não faltam opções de trilhas incríveis na cidade.

Saiba Mais
Cachoeira Véu de Noiva (Muriqui)

CACHOEIRAS

São várias, com água fresca em lugares belíssimos. Para um banho relaxante e contato direto com a natureza, a cidade tem bastante a oferecer.

Saiba Mais
Trilhas

TRILHAS

Quem gosta de caminhar no meio da Mata Atlântica preservada tem um bom motivo para incluir Mangaratiba nos seus planos de final de semana, feriado ou férias. Há diversas opções com paisagens de tirar o fôlego.

Saiba Mais