EDUCAçãO, ESPORTE E LAZER

Aula Inaugural do Projeto ProEduc Jovem

O evento reuniu alunos, pais, responsáveis e autoridades no Iate Clube de Itacuruçá nesta segunda-feira (10)

Aula Inaugural do Projeto ProEduc Jovem

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realizou nesta segunda-feira (10) no Iate Clube de Itacuruçá, a Aula Inaugural do ProEduc Jovem. O objetivo do evento foi contextualizar para os alunos, os pais, responsáveis e autoridades presentes, o que é o projeto e qual a sua importância.

O ProEduc Jovem é um projeto que vai oferecer de forma totalmente gratuita cursos profissionalizantes de: Operador de Computador, Designer Gráfico e Criação de Games, para alunos da rede municipal de ensino do 3° ao 9°ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto tem como finalidade profissionalizar, gerar oportunidade, preparar para o mercado de trabalho e ampliar o nível de conhecimento dos alunos. Os cursos são reconhecidos pelo MEC, tem a duração de 1 ano, e serão oferecidos em 6 pólos de ensino pelo município. Todos os alunos receberão certificados ao fim do projeto.

O prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, valorizou a importância da educação e do ensino profissionalizante para as crianças. “É muito importante nossas crianças já saírem formadas da escola com uma profissão e preparadas para o mercado de trabalho. Sabemos que o emprego no nosso país não ta fácil pra ninguém e a Secretaria de Educação ofertando esses cursos profissionalizantes de graça, desse nível de qualidade para os alunos da nossa rede de ensino, é sem dúvida uma contribuição de peso que estamos fazendo para a vida profissional das nossas crianças”.

“Eu não tive essa oportunidade quando era criança na escola. E poder ajudar a Educação de Mangaratiba investindo recursos da emenda parlamentar do Governo Federal, gerando oportunidade e acessibilidade para tantas crianças e jovens saírem formados da escola com uma profissão, e já encaminhados para o mercado de trabalho, é a melhor maneira que podemos ajudar na construção do futuro de cada um deles e do mercado de trabalho que ganhará mais profissionais de qualidade”, destacou a Deputada Federal Rosângela Gomes, que esteve prestigiando o evento.

O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Valdemar Neto, pontuou a perspectiva do projeto. “Hoje nós já estamos trabalhando o futuro. Então é uma alegria imensa poder oferecer 350 vagas em 6 pólos de ensino em todo o município, e já estamos estudando a ideia de ampliar o projeto”.

“Eu gosto muito de mexer no computador, e agora que vou fazer curso de informática, vou aprender muitas coisas novas que eu ainda não sei fazer”, disse o aluno do projeto, Caio Moura, de 14 anos, morador de Conceição de Jacareí.

A mãe do aluno Caio Moura, Cristina Moura, comentou a importância e a necessidade do projeto para o seu filho. “Mesmo trabalhando, eu não tenho condições financeiras de pagar um curso desse pro meu filho. E só de saber que ele vai estar na escola, perto de casa, ocupando o tempo dele para se formar em uma profissão, eu  já fico muito tranquila e mais feliz”.

Também estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito, Chicão da Ilha, o Secretário de Comunicação, Roberto Castilho, o Secretário de Cultura, Turismo, e Eventos, Roberto Monsores, o Secretário de Fazenda, Marcio Ferreira, o Secretário de Obras, Habitação e Urbanismo, Marcio Souza, o Vereador, Emilson da Farmácia, o Comodoro do Iate Clube de Itacuruçá, Luis Eduardo Lopes, a Coordenadora Pedagógica do Projeto, Kátia Liz, o Gerente Operacional do Projeto, Davi Lima, e o palestrante Luiz Claudio Gomes, que ministrou a palestra “Pais Conscientes, Filhos Felizes”, para todos os presentes.